Demanda do consumidor por crédito tem queda de 9,6% em fevereiro

grafico-queda_De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em fevereiro/14 recuou 9,6% em relação a janeiro/14. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado (fevereiro/13) houve alta de 1,0% na demanda dos consumidores por crédito em fevereiro/14. Vale mencionar que esta expansão foi influenciada pelo deslocamento do feriado móvel do Carnaval que, neste ano de 2014, caiu em março. No acumulado do primeiro bimestre de 2014, a demanda do consumidor por crédito cresceu 1,0% frente ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o resultado de fevereiro/14 (queda de 9,6% contra fevereiro/13) reflete uma conjuntura de fraca demanda do consumidor por crédito, influenciada pelas taxas de juros cada vez mais altas e pela inadimplência que, embora tenha recuado ligeiramente em 2013, ainda permanece em patamar elevado.

As maiores quedas na demanda dos consumidores por crédito em fevereiro/14 ocorreram nas camadas de renda mais baixa: houve recuos de 12,4% para os consumidores com rendimento mensal de até R$ 500 e de 11,3% para aqueles que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais. Para os consumidores que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês, a queda em fevereiro/14 foi de 8,8%. Para aqueles que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000, o recuo foi de 6,2% frente a janeiro/14. Já nas camadas de rendas mais altas, as quedas de fevereiro/14 foram menores: 3,0% para consumidores com rendimentos entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês e 3,2% para aqueles que ganham mais de R$ 10.000 mensais.

A maior queda na procura dos consumidores por crédito ocorreu no Sul: variação de -15,5% em fevereiro/14 frente a janeiro/14. Norte e Nordeste apresentaram recuos mensais de 14,2% e de 14,0% em fevereiro/14. As menores quedas das demandas dos consumidores por crédito em fevereiro/14 ocorreram no Sudeste (baixa de 5,9%) e no Centro-Oeste (queda de 5,2%).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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