Programa leva inovação para mais de 9 mil pequenos negócios paranaenses

ALIA inovação não é mais mito para muitos empresários de micro e pequenas empresas do Paraná. A mudança de mentalidade se deve em boa parte a iniciativas diferenciadas, como o Programa Agentes Locais de Inovação, que, por meio de jovens recém-formados, capacitados pelo Sebrae, leva conceitos sobre a importância da inovação para o sucesso dos pequenos negócios. Nos últimos seis anos, desde 2008, quando entrou em operação no Brasil, o Agentes Locais de Inovação já atendeu aproximadamente 9 mil micro e pequenas empresas no Estado. Ao todo, 172 agentes locais de inovação, como são chamados os jovens recém-formados, foram a campo, para sensibilizar os empresários e ajudá-los a implantar novas ideias em seus negócios.

O resultado da iniciativa, que encerrou mais uma edição de dois anos em junho, são pequenas empresas do vestuário, software, saúde, varejo, turismo, madeira e móveis, metalmecânica, construção civil e agroindústria preparadas para o mercado, com produtos, serviços e processos aprimorados pela inovação. Assim como agentes locais mais maduros profissionalmente.

Para comemorar o saldo positivo da terceira edição do Programa Agentes Locais de Inovação, e a sua continuidade nos próximos anos, o Sebrae/PR realiza nesta sexta-feira (8), às 19 horas, em Curitiba, uma cerimônia de agradecimento. Os 57 agentes locais de inovação que, nos últimos dois anos, atenderam 3,2 mil empresas no Paraná, receberão certificado do Sebrae/PR.

Consultora do Sebrae/PR, a coordenadora estadual do Programa, Luciana Nalon, diz que um dos motivos para o sucesso do Agentes Locais de Inovação é sua aplicação prática. “Muitos empresários atendidos pelo Programa conseguiram, por meio de outros produtos do Sebrae, tornar realidade ideias de inovação construídas por eles mesmos, durante visitas dos agentes locais.”

Luciana Nalon cita o Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia como exemplo de ação coordenada. “O aprendizado adquirido com o Programa pode ser materializado por meio do Sebraetec. Isso tem ajudado a consolidar a cultura da inovação entre as pequenas empresas. Caso contrário, a inovação ainda seria tratada essencialmente como prerrogativa das grandes empresas.”

Para a consultora do Sebrae/PR, os agentes locais de inovação capacitados pelo Programa, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conseguiram despertar nos empresários atenção para questões relevantes, como a necessidade de se investir em certificações e a busca por soluções focadas no aumento da competitividade.

Luciana Nalon destaca ainda a ‘bagagem’ adquirida pelos agentes locais que já passaram pelo Programa, opinião também compartilhada por Sidnei Nogueira dos Santos, jovem estilista que, nos últimos dois anos, levou um pouco da inovação, e seus benefícios, para micro e pequenas empresas do vestuário, no noroeste do Estado. Nascido em Cianorte, Sidnei vai buscar pessoalmente seu certificado nesta sexta-feira porque a experiência enriqueceu seu currículo.

Formado e pós-graduado em Moda pelo Centro Universitário Cesumar, em Maringá, o jovem agente local de inovação conta que, nas empresas pelas quais o Programa passou, um novo caminho foi aberto. “Foi um trabalho fantástico. Valeu muito a pena porque inúmeros empresários, antes receosos, passaram, gradualmente, a compreender os conteúdos que usávamos na sensibilização. Absorveram tanto que hoje apoiam a inovação com veemência.”

Sidnei conta que foram nas consultorias em inovação, prestadas durante o Programa, que o sonho, de ser dono do próprio negócio, aflorou. Há poucas semanas, depois de encerrado o trabalho como agente local, abriu a Sidnnei Nogueira, CNPJ que leva seu nome e que tornará mais palpável seu trabalho como estilista. A primeira coleção de vestidos casual chique já está pronta.

“Tenho ao meu favor, cinco anos de chão de fábrica, cinco anos de trabalho com modelagem de roupa, e outros dois anos como agente local de inovação capacitado pelo Sebrae. Uma experiência que indico para quem está começando na carreira profissional e também para os empreendedores, donos de pequenas empresas, que acreditam que podem, todos os dias, se aprimorar. A inovação tem essa capacidade. Basta apostar”, ensina Sidnei.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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