Voluntariado empresarial ganha força e atrai um número maior de empresas
Criado na década de 70 nos Estados Unidos, o voluntariado empresarial vem ganhando força no Brasil. Pesquisas sobre o Perfil do Voluntariado Empresarial Brasileiro realizadas pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial mostram que 90,6% das empresas que promovem ações sociais estimulam seus colaboradores a participar dos trabalhos. A maioria delas desenvolve o voluntariado parcial ou totalmente fora do horário de trabalho. Apenas 12,5% das companhias têm programas nos quais o voluntariado acontece no período de expediente. A maior parte das atividades, ou 78%, são realizadas na área da educação, com crianças e adolescentes.
Ainda segundo a pesquisa, as empresas privadas são as maiores promotoras de voluntariado no Brasil, com 81% de participação, sendo que 62% delas são nacionais e 19% multinacionais. O maior número de empresas que tem programas de voluntário está localizado no Sudeste brasileiro, seguido da Região Sul.
Para o sócio diretor da RSM Brasil, Wesley Figueira, para que o voluntariado empresarial efetivamente funcione, é fundamental que os colaboradores sejam estimulados e que haja diálogo com as comunidades de seu entorno. Na avaliação de Figueira, o ambiente corporativo também sofre mudanças positivas após a realização de atividades voluntárias, como a melhoria do clima organizacional, e maior integração das equipes.
Para a diretora da empresa de consultoria ValuConcept, de Curitiba, (divisão de consultoria da RSM Brasil) Emanuele Caroline de Oliveira, os programas de voluntariado são oportunidades reais de crescimento para os colaboradores. Nesse tipo de atividade voluntária, o colaborador terá a oportunidade de desenvolver características de liderança, aprimorar sua capacidade de planejamento e de comunicação e, inclusive, mudar determinadas atitudes pessoais. Na maioria dos casos, descobrirá talentos e habilidades que estavam adormecidos.
RSM World Day
A RSM, que é a sétima maior auditoria do mundo, sendo que no Brasil possui cinco escritórios nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, instituiu a terceira quinta-feira do mês de setembro, que este ano será dia 18, como “RSM World Day” (Dia Mundial da RSM). Nesta data, os mais de 32 mil colaboradores dos 700 escritórios, em 100 países, terão várias atividades, com destaque para o voluntariado empresarial.
Em Curitiba, os 53 colaboradores da RSM, entre eles, administradores, contadores e economistas deixarão seu ambiente de trabalho e se deslocarão para a Escola Luan Muller, que atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos com deficiência intelectual para praticar algumas ações de voluntariado. Os profissionais promoverão para os alunos o Dia da Beleza, que engloba cortes de cabelo, penteados, manicure e maquiagem. Também serão disponibilizados instrumentos musicais para interação com os adolescentes, envolvendo música e dança. Os colaboradores da RSM também doarão lápis de cor aos 104 alunos da escola.
No Rio e em São Paulo atividades semelhantes serão desenvolvidas. Além de aproveitar o tempo com ações voluntárias, o dia será usado para disseminar a cultura corporativa da organização, baseada na proximidade com o cliente, mundialmente difundida pelo slogan “The Power of Being Understood” – (O Poder de Ser Entendido) e proximidade uns com os outros, profissional e pessoalmente.