Voluntariado empresarial ganha força e atrai um número maior de empresas

O voluntariado empresarial colabora para a melhora do clima organizacional.
O voluntariado empresarial colabora para a melhora do clima organizacional.

Criado na década de 70 nos Estados Unidos, o voluntariado empresarial vem ganhando força no Brasil. Pesquisas sobre o Perfil do Voluntariado Empresarial Brasileiro realizadas pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial mostram que 90,6% das empresas que promovem ações sociais estimulam seus colaboradores a participar dos trabalhos. A maioria delas desenvolve o voluntariado parcial ou totalmente fora do horário de trabalho. Apenas 12,5% das companhias têm programas nos quais o voluntariado acontece no período de expediente.  A maior parte das atividades, ou 78%, são realizadas na área da educação, com crianças e adolescentes.

Ainda segundo a pesquisa, as empresas privadas são as maiores promotoras de voluntariado no Brasil, com 81% de participação, sendo que 62% delas são nacionais e 19% multinacionais. O maior número de empresas que tem programas de voluntário está localizado no Sudeste brasileiro, seguido da Região Sul.

Para o sócio diretor da RSM Brasil, Wesley Figueira, para que o voluntariado empresarial efetivamente funcione, é fundamental que os colaboradores sejam estimulados e que haja diálogo com as comunidades de seu entorno.  Na avaliação de Figueira, o ambiente corporativo também sofre mudanças positivas após a realização de atividades voluntárias, como a melhoria do clima organizacional, e maior integração das equipes.

Para a diretora da empresa de consultoria ValuConcept, de Curitiba, (divisão de consultoria da RSM Brasil) Emanuele Caroline de Oliveira, os programas de voluntariado são oportunidades reais de crescimento para os colaboradores. Nesse tipo de atividade voluntária, o colaborador terá a oportunidade de desenvolver características de liderança, aprimorar sua capacidade de planejamento e de comunicação e, inclusive, mudar determinadas atitudes pessoais. Na maioria dos casos, descobrirá talentos e habilidades que estavam adormecidos.

RSM World Day

A RSM, que é a sétima maior auditoria do mundo, sendo que no Brasil possui cinco escritórios nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, instituiu a terceira quinta-feira do mês de setembro, que este ano será dia 18, como “RSM World Day” (Dia Mundial da RSM). Nesta data, os mais de 32 mil colaboradores dos 700 escritórios, em 100 países, terão várias atividades, com destaque para o voluntariado empresarial.

Em Curitiba, os 53 colaboradores da RSM, entre eles, administradores, contadores e economistas deixarão seu ambiente de trabalho e se deslocarão para a Escola Luan Muller, que atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos com deficiência intelectual para praticar algumas ações de voluntariado. Os profissionais promoverão para os alunos o Dia da Beleza, que engloba cortes de cabelo, penteados, manicure e maquiagem. Também serão disponibilizados instrumentos musicais para interação com os adolescentes, envolvendo música e dança. Os colaboradores da RSM também doarão lápis de cor aos 104 alunos da escola.

No Rio e em São Paulo atividades semelhantes serão desenvolvidas. Além de aproveitar o tempo com ações voluntárias, o dia será usado para disseminar a cultura corporativa da organização, baseada na proximidade com o cliente, mundialmente difundida pelo slogan “The Power of Being Understood” – (O Poder de Ser Entendido) e proximidade uns com os outros, profissional e pessoalmente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *