You are here
Home > Comércio Exterior > Ex-ministro Lampreia fala em Curitiba das opções comerciais do Brasil no exterior

Ex-ministro Lampreia fala em Curitiba das opções comerciais do Brasil no exterior

Luiz Felipe Lampreia
Luiz Felipe Lampreia

Um encontro de grande relevância para as empresas que desejam ampliar suas perspectivas de mercado, onde terão uma visão ampla e diversificada das oportunidades globais e, sobretudo, de como alcançá-las. Esta é a proposta do II seminário “O Comércio Exterior e a Indústria”, que será realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), no dia 29 de outubro, em Curitiba. O ex-ministro de Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, vai falar sobre as opções comerciais do Brasil no cenário internacional atual. As inscrições são gratuitas.

Além de Lampreia, o tema será analisado por especialistas no assunto, como o gerente de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diego Bonomo, o secretário do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Daniel Godinho, e pelo vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Fabio Faria. A gerente do Centro Internacional de Negócios do Paraná, Janet Pacheco, destaca que o evento é voltado a todos os públicos, “uma vez que a internacionalização se tornou quase que obrigatória para os industrias não só interessados no mercado externo, mas que também desejam manter seus produtos no mercado interno”, referindo-se ao interesse de indústrias de outros países pelo consumidor brasileiro.

As oportunidades para as empresas brasileiras com a internacionalização serão tema da palestra do gerente executivo de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diego Bonomo. E o encerramento do seminário será com o ex-ministro de Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia. Em sua palestra, ele vai falar sobre as opções comerciais do Brasil no cenário internacional atual. “Os mercados da América Latina e África traduzem hoje os principais focos para a colocação dos produtos industriais do Paraná, onde temos grande competitividade em preços e qualidade”, avalia Reinaldo Tockus, gerente de Relações Internacionais e Negócio Exterior do Sistema Fiep.

A primeira palestra da programação será com o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Fabio Faria. Ele vai falar sobre as propostas para redução de custos no comércio exterior, a partir de um mapeamento realizado pela AEB. Faria também deverá apresentar a estratégia competitiva que será encaminhada para o governo.

O portal único de comércio exterior será detalhado pelo secretário do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Daniel Godinho. O portal é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro, com o objetivo de estabelecer processos mais eficientes e que integrem todos os atores públicos e privados relacionados ao comércio exterior.

Após as palestras, os participantes estarão reunidos em um painel, onde discutirão com a plateia os principais pontos apresentados durante o seminário. “O seminário será um momento para que o industrial possa questionar e discutir sobre as implementações políticas e as estratégias de atuação do governo. Esperamos que as indústrias paranaenses possam aproveitar essa oportunidade para se fazer ouvir e participar na construção de melhores politicas de comércio internacional”, disse Janet Pacheco. Os interessados podem fazer sua inscrição gratuitamente no site cinpr.org.br

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top