Cooperativas de garantia vão facilitar o acesso a crédito pelos pequenos negócios

Carlos Alberto dos Santos: o acesso ao crédito pelos pequenos negócios ainda é limitado.
Carlos Alberto dos Santos: o acesso ao crédito pelos pequenos negócios ainda é limitado.

A regulamentação de cooperativas de garantia de crédito vai mudar o panorama dos pequenos negócios no Brasil nos próximos anos, avaliam especialistas, diante do anúncio pelo Banco Central (Bacen) de edital de consulta pública que trata dessa inovação financeira no país. A medida, lançada durante o VI Fórum sobre Inclusão Financeira que o Bacen e o Sebrae realizaram esta semana, em Florianópolis, amplia as possibilidades de acesso a crédito por micro e pequenas empresas.

“O Banco Central quer que o sistema financeiro cresça com segurança”, disse o presidente em exercício, Anthero de Moraes Meirelles, ao assinalar o compromisso da autoridade monetária com o desenvolvimento nacional. Reduzir a assimetria de informação, segundo ele, é fundamental para os pequenos negócios na sua relação com as instituições financeiras. O novo modelo de cooperativa também vai colaborar para suprir a carência de bens ou recursos para oferecer em garantia nas operações de crédito, prevê o edital do Bacen.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, observou que, embora a oferta de crédito tenha crescido, o acesso pelos pequenos negócios ainda é limitado. “Um aspecto é a informação; e o outro são as garantias”, ponderou. “O Banco Central trabalha com foco, estratégia e uma agenda que todos concordam: a do desenvolvimento nacional”, disse o diretor do Sebrae, instituição reconhecida por seu protagonismo na sensibilização e mobilização dos diversos atores sociais voltados à promoção do acesso a crédito e serviços financeiros pelos pequenos negócios.
Pelo edital, até dia 16 de fevereiro de 2015, tanto a constituição como o  funcionamento das cooperativas de garantia de crédito receberão comentários e sugestões por meio do portal www.bcb.gov.br.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *