Vendas no varejo têm alta de 3,7% em outubro

A receita de vendas do varejo brasileiro apresentou crescimento de 3,7% no mês de outubro, descontada a inflação, em relação a outubro de 2013. A informação é do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta quinta-feira (13). Pelo indicador de receita de vendas nominal, o varejo cresceu 10,1%, na mesma base de comparação.
O resultado foi impactado positivamente pelo calendário do mês. Primeiramente, porque, neste ano, outubro contou com uma sexta-feira a mais e uma terça-feira a menos do que em 2013 – o movimento do varejo em uma sexta-feira é cerca de 20% maior do que em uma terça-feira. Além disso, o feriado de 12 de outubro, que em 2013 caiu em um sábado – dia de grande movimento para o comércio -, neste ano ocorreu em um domingo. Se não fossem esses efeitos, o ICVA teria apontado crescimento de 2,1% na receita de vendas, descontada a inflação.
“Sem os efeitos de calendário, o índice deflacionado teria apontado um crescimento de 2,1% para o varejo brasileiro em outubro – 1,6 ponto percentual a menos do o registrado de fato”, comenta Gabriel Mariotto, gerente de Inteligência da Cielo. “Se compararmos esses números com os de setembro, em que o ICVA deflacionado com ajustes de calendário havia registrado um crescimento de 2,9% na comparação com 2013, podemos afirmar que houve uma desaceleração do varejo em outubro”, explica.
O movimento também é observado na avaliação da receita nominal, que registrou 8,4% de crescimento em outubro frente os 9,5% de setembro, ambos com desconto dos efeitos de calendário.


