Instituto TIM beneficiou 80 mil brasileiros em 2014

O Instituto TIM encerrou o ano de 2014 com 80 mil pessoas beneficiadas por meio de seus projetos em todo o Brasil. O Instituto – que tem a missão de criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação no país – segue, em 2015, com mais de 10 iniciativas em andamento, todas orientadas por quatro princípios: ensino, aplicações tecnológicas, inclusão e trabalho.

Um dos destaques do ano passado foi o projeto O Círculo da Matemática do Brasil, – que trouxe ao país a abordagem “The Math Circle”, desenvolvida pelos professores Bob Kaplan e Ellen Kaplan da Universidade de Harvard. A inciativa busca o desenvolvimento do raciocínio matemático de alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental com aulas lúdicas e cooperativas, reforçando e incentivando o estudo da disciplina na rede pública brasileira. Em 2014, foram realizadas mais de 14 mil aulas do projeto em 67 escolas públicas de São Paulo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Belém e Porto Velho, beneficiando cerca de oito mil alunos. A expectativa é que, este ano, o projeto alcance ainda mais alunos.

O programa TIM Faz Ciência também apresentou resultados positivos. Criado com o objetivo de levar às salas de aula recursos e materiais que permitam aos professores abordar com seus alunos as principais operações intelectuais envolvidas na produção de conhecimento científico, a ação alcançou 251 municípios, beneficiando cerca de 70 mil alunos e capacitando mais de dois mil professores. Em 2015, a meta do programa é envolver 100 mil alunos.

Além da evolução das iniciativas já existentes, o Instituto TIM prevê novidades para os próximos meses. Entre as principais, está o projeto Academic Working Capital, que apoiará graduandos em Ciências Exatas de universidades parceiras em seus trabalhos de conclusão de curso, resultando na criação de protótipos de produtos que sejam comercialmente viáveis. O Instituto também ampliará a parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), financiando 50 bolsas de estudo para alunos medalhistas que optarem por cursos superiores na área de Ciências Exatas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *