MRV Engenharia lança instituto social

Eduardo Fischer, co-presidente da MRV Engenharia.
Eduardo Fischer, co-presidente da MRV Engenharia.

A MRV Engenharia, líder no segmento de imóveis econômicos lança essa semana o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos que será responsável por reunir as iniciativas de responsabilidade social da companhia. A missão da instituição é promover a valorização do ser humano por meio da inclusão social, do incentivo à educação e à qualificação profissional, além da realização de iniciativas que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

“Temos a convicção de que as empresas bem sucedidas precisam assumir responsabilidades diante da sociedade, e na MRV, por estarmos plenamente conscientes do nosso papel social, temos contribuído de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atuamos, de norte a sul do Brasil. Agora damos mais um passo nessa direção, que consideramos da maior relevância, que é a criação do Instituto MRV”, afirmou Eduardo Fischer, co-presidente da MRV Engenharia.

O Instituto MRV estabelecerá parcerias com o Poder Público, entidades do setor privado e do Terceiro Setor, além de incentivar o voluntariado junto aos mais de 25 mil colaboradores da construtora, em ações voltadas para a educação e preservação ambiental. Os primeiros projetos apoiados pela instituição são o patrocínio ao Criança Esperança, à Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, ao Instituto Minas Pela Paz e ao Junior Achievement. Além disso, o Instituto prevê a ampliação do Projeto Escola Nota 10 da MRV, que tem como propósito erradicar o analfabetismo e promover a qualificação dos operários da construção civil. Já são 107 escolas com mais de 1.900 alunos atendidos pelo programa.

As ações do Instituto serão registradas no site www.institutomrv.com.br e as  instituições que tiverem interesse em participar poderão inscrever seus projetos no portal. É necessário atender aos critérios definidos, como estar em dia com as obrigações fiscais, não ter fins lucrativos e ser sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico.

O programa de voluntariado da construtora é mais uma iniciativa promovida Instituto MRV e foi desenvolvido para incentivar a realização de ações voluntárias pelos colaboradores do Grupo MRV e seus familiares. As ações tem como foco as áreas relacionadas à promoção da cultura, esporte, educação, cidadania e da preservação do meio ambiente, tendo como público prioritário crianças e idosos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *