Movimento do comércio cai 0,8% no primeiro trimestre

A venda de eletrodomésticos cresceu 0,9% no primeiro trimestre.
A venda de eletrodomésticos cresceu 0,9% no primeiro trimestre.

O movimento do comércio caiu 0,8% no primeiro trimestre de 2015, quando comparado ao primeiro trimestre de 2014, de acordo com dados nacionais do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Na variação acumulada em 12 meses (abril/2014 a março/2015 contra os 12 meses antecedentes) houve elevação de 2,0%, desacelerando 0,3 p.p. em relação a fevereiro, mantida a base de comparação. Na análise contra o março de 2014 houve elevação de 1,7%, a mesma variação registrada na análise contra fevereiro de 2015, expurgados os efeitos sazonais.

O indicador continua apresentando desaceleração em sua tendência de longo prazo, fato observado desde meados do segundo semestre de 2014 – acompanhando o resultado oficial para o setor varejista medido pelo IBGE. Para 2015, fatores macroeconômicos como elevação de juros, aumento de tributos e inflação em patamar elevado deverão afetar mais intensamente a confiança e o poder de compra do consumidor. Assim, a expectativa da Boa Vista SCPC é de que as vendas varejistas registrem crescimento de apenas 0,5%, valor consideravelmente abaixo do aferido em 2014.

No trimestre, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou elevação 0,9% frente ao mesmo período do ano anterior. Já na comparação com fevereiro de 2015, houve alta de 3,0%, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação interanual (mar/2015 contra mar/2014) aumentou 0,9%, enquanto na variação acumulada em 12 meses houve alta de 2,2%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 2,7% no primeiro trimestre de 2015 contra igual período de 2014. Na análise mensal houve queda de 0,2% no mês, expurgados efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, houve queda de 0,6% em março de 2015 contra março de 2014. Nos dados acumulados em 12 meses houve alta de 3,2%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 0,8% nos primeiros três meses do ano (comparados ao primeiro trimestre do ano passado). Na série dessazonalizada houve alta de 1,3% em março. Na série sem ajuste, houve alta de 4,6% na variação contra o mesmo mês do ano anterior. Já na análise acumulada em 12 meses houve elevação de 2,2%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” caiu 5,5% no trimestre (quando comparado ao mesmo período do ano anterior). Em março, a queda foi mais amena, -4,1%, nos dados dessazonalizados. Na série sem ajuste por sazonalidade, houve queda de 7,3% na variação interanual, enquanto a tendência de longo prazo (acumulados em 12 meses) apresentou elevação de 3,5%.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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