Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná moderniza Edifício Maringá

Fabiano Baracat e Bernardo Wouk.
Fabiano Baracat e Bernardo Wouk.

O Edifício Maringá  foi reinaugurado no mês passado, após revitalização completa, realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA), cujas obras incluíram reformulação integral de todas as instalações com  “o intuito  de  prestar benefícios aos advogados, condizentes com  a   profissão”, afirma o diretor-tesoureiro da CAA, Fabiano Baracat. Um grande destaque do empreendimento é o  projeto de identidade visual criado pelo publicitário, Bernardo Wouk, diretor executivo do Grupo Eikón Comunicação.

“A identidade visual externa superou a todas às expectativas.Tornou-se uma referência não só para o sistema OAB, como também para a revitalização do Centro de Curitiba”, comenta Baracat que acrescenta ainda que “o projeto das logomarcas da OAB e da CAA, implantadas na fachada externa do edifício, e sua iluminação, é pioneiro em Curitiba, destacando o edifício entre os demais”.

A proposta, segundo Wouk, foi a de criar painéis temáticos  para compor a decoração das salas de convivência e salas de reunião e biblioteca.”Optamos pelo uso de imagens de impacto histórico  tanto do imóvel, quanto dos primeiros  dirigentes ao longo das  décadas da OAB  Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados. Integramos a  memória histórica à modernidade e à elegância do projeto de decoração de interiores, criado pelo arquiteto Leonardo Hauer”.

Bernardo Wouk explica que o conceito da identidade visual criado para Edifício  Maringá/OAB prima pela sofisticação.“O briefing do projeto consistia em desenvolver uma identidade visual moderna e sofisticada para toda a sinalização visual do edifício. Um conceito moderno transmitido pela utilização de uma gama de cores sofisticada e sóbria, modernizada pelas linhas retas da tipologia utilizada na nomenclatura dos espaços de convivência criados”, informa o publicitário Bernardo Wouk.

O projeto e a instalação da identidade visual contemplaram qualidade, criatividade e agilidade.  O prazo  completo – da concepção, produção à instalação das  peças de identidade visual –  foi estimado em 60  dias úteis, contudo  foi realizado em tempo recorde.  A Eikón lidou com dois  grandes desafios:  a amplitude  de um  projeto cujo tempo de desenvolvimento  seria de 60 dias e  foi realizado em 20. “A execução e a logística de instalação das logomarcas iluminadas na fachada lateral do edifício foi algo inédito em Curitiba, por conta da complexidade de instalação e dimensão das placas. Realizamos uma ‘operação de guerra’, bloqueando  ruas, utilização de três caminhões, rapel e  guindaste”, informa o publicitário Wouk.

Segundo o diretor-tesoureiro da CAA, Fabiano Baracat,  o projeto desde o início foi muito célere, por conta da urgência na inauguração do Edifício que tinha data previamente agendada para o evento e com confirmações de presença de autoridades de todo o país. “Desde a contratação  até o início dos trabalhos tudo evoluiu muito rápido. E  às vésperas da inauguração surgiram novas necessidades inicialmente não previstas, e a agência conseguiu atendê-las eficazmente”, comenta  Baracat.

Fabiano Baracat  ressalta que o Grupo Eikón Comunicação, do Bernardo Wouk, tem sido um grande parceiro nesse projeto ousado, desenvolvido para os advogados paranaenses.

Crédito da foto – Bruna Scremin

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *