Inovação é essencial para a sustentabilidade de produtos e processos
Inovar vai além de novas ideias para o negócio, a inovação deve gerar valor à empresa e à sociedade como um todo. Dados coletados pelo IBGE revelam que os investimentos em inovação no Brasil ainda são baixos, correspondem a 0,55% do PIB, contra 1,87% dos Estados Unidos, referência mundial em inovação aos empresários brasileiros. A Alemanha, Coreia do Sul, Japão e China também são países modelos na visão dos gestores do Brasil, segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 100 executivos responsáveis pela tomada de decisão nas companhias que realizam projetos inovadores.
A pesquisa questionou a opinião dos líderes empresariais quanto ao grau de inovação no Brasil – seis em cada dez entrevistados acreditam que deixa a desejar e 54% responderam que o grau de inovação da indústria brasileira é baixo. Este estudo confirma que há um longo caminho de fortalecimento do papel da inovação no país, no entanto, é essencial para a sobrevivência das organizações no mercado.
E se a inovação é, reconhecidamente, o diferencial competitivo para o desenvolvimento da indústria, as companhias que desejam se destacar no mercado devem apostar nos processos criativos e sustentáveis. O aumento de produtividade, lucro e potencial de internacionalização também foram fatores citados pelos empresários na pesquisa da CNI.
Esse tema é pauta em âmbito empresarial e político. Desde 2012 a Câmara Brasil-Alemanha desenvolve ações pertinentes por meio do Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT) que atua com o objetivo de difundir oportunidades e boas práticas de gestão tecnológica e de inovação entre os associados. Ao catalisar alianças tecnológicas entre companhias e entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação dos dois países, o DIT se consolidou como uma das principais plataformas para a aplicabilidade da inovação. Para Andreas F. H. Hoffrichter, Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), a inovação diz respeito ao lançamento de produtos que sejam sustentáveis, já a tecnologia tem a ver com a forma de produzir estes produtos, por meios sustentáveis e de tal modo que o preço fique mais acessível aos consumidores finais.
Na próxima terça-feira (26), a partir das 14 horas, a Câmara Brasil-Alemanha (São Paulo) promove o evento Inovação: da ideia ao mercado e lança o III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação (PBAI) que visa identificar e reconhecer esforços inovadores realizados por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil.
Durante o evento, será apresentado de forma prática como uma ideia pode virar inovação. Entre os palestrantes, estará o alemão Karlheinz Brandenburg. O criador do formato MP3 vai abordar sua trajetória – da ideia à patente – e falará sobre novas mídias em desenvolvimento.








