Produção de carnes no Brasil deve aumentar 30,7% até 2015

A produção de carnes no Brasil deverá subir 30,7% até 2025, a 33,7 milhões de toneladas, segundo o estudo Projeções do Agronegócio – Brasil 2014/2015 a 2024/2025, elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “As projeções de carnes para o Brasil mostram que este setor deve apresentar intenso crescimento nos próximos anos e a expectativa é que a produção de carne no Brasil continue seu rápido crescimento na próxima década”, informou o estudo, que também menciona dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
A carne de frango deve apresentar as maiores taxas de crescimento da produção no período, a 3% ao ano, chegando a 17,7 milhões de toneladas em 2025, segundo o estudo divulgado pelo Mapa neste mês de julho. Para a carne suína, a expectativa é de crescimento de 2,9% na produção ao ano, para 4,7 milhões de toneladas. A carne bovina deverá apresentar a menor taxa de crescimento, de 2,1% ao ano, a 11,3 milhões de toneladas em 2025. Segundo o estudo, esse crescimento projetado “representa um valor relativamente elevado, pois consegue atender ao consumo doméstico e às exportações.”
As vendas externas de carnes brasileiras deverão continuar fortes até 2025, com o Brasil mantendo sua posição entre os principais exportadores de proteína animal do mundo.
O estudo estima que as exportações de carnes ao final de 2025 deverão aumentar em 2,7 milhões de toneladas, volume do qual 1,7 milhão de toneladas serão de carne de frango.
As vendas externas de carne de frango deverão subir 3,6% ao ano, chegando a 5,8 milhões de toneladas em 2025. Os principais destinos para a carne de frango brasileira no período serão Arábia Saudita, União Europeia, Japão, China, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Venezuela.
Para a carne bovina, o aumento anual dos embarques é estimado em 3,3% ao ano, chegando a 2,9 milhões de toneladas em 2025, sendo que os principais mercados para o produto continuarão sendo Hong Kong, Rússia, União Europeia, Venezuela e Egito.
A carne suína, com taxa anual de crescimento das vendas externas estimada em 3,7%, deve chegar a exportar 744 mil toneladas em 2025, tendo como mercados principais Rússia, Hong Kong e Cingapura.
O consumo doméstico de carne de frango deverá crescer 32,1% nos próximos dez anos, chegando a 11,9 milhões de toneladas em 2025. Considerando as projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o crescimento da população no período, o consumo per capita de frango deverá chegar a 54,7 quilos por ano, segundo o Mapa. Já o consumo de carne suína deve crescer 30,5% até 2025, chegando a 3,9 milhões de toneladas. A demanda interna por carne bovina deverá aumentar 17,8% na próxima década, a 8,5 milhões de toneladas em 2025.








