Varejo Mais em Ação chega a São José dos Pinhais

O Sebrae/PR e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) lançam, nesta segunda-feira (24), às 19 horas, no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços (Aciap), o Programa Varejo Mais em Ação. A proposta é voltada para a melhoria da gestão de micro e pequenas empresas do comércio varejista, com objetivo de auxiliar essas empresas a se posicionarem no mercado para melhorar seus resultados.

Com apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), da Prefeitura Municipal e da Aciap, durante o lançamento do Programa também acontece a palestra “Varejo – Desafios e Oportunidades”, com dicas de como o empresário do setor pode se preparar melhor para os desafios, como aproveitar os momentos de oportunidade para crescer e se estabilizar.

O Varejo Mais em Ação tem uma proposta diferenciada, que atua no combate aos problemas enfrentados pelos empresários do setor e é composto por autodiagnóstico e desenvolvimento de um plano de ação (12 horas), workshop sobre visual de loja (8 horas), módulo de finanças (8 horas), mais consultorias individualizadas (4 horas) e treinamento para a equipe na área de atendimento e vendas (2 horas).

De acordo com a gestora regional do Programa, Fernanda Pesarini, o varejo cresceu na última década, com inovações nos formatos de lojas, mudanças tecnológicas e novos canais de vendas. “Para acompanhar as mudanças, e estar atento aos comportamentos e preferências dos consumidores, é preciso se profissionalizar”, adianta.

A consultora do Sebrae/PR Mariléa Britto, ressalta que essa será uma importante ação para a cidade, que recebeu recentemente um novo Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae/PR, dentro da Associação Comercial. “São José dos Pinhais é o segundo município com maior Produto Interno Bruto [PIB] do Estado e possui uma densidade empresarial muito grande. Com o novo Ponto de Atendimento, será possível atender de forma mais ativa os empresários e trazer mais programas para incentivar o crescimento dos pequenos negócios”, destaca.

Para os empresários interessados em participar do Programa, serão destinadas 25 vagas para micro e pequenas empresas do comércio varejista, que tenham loja física há pelo menos três meses. “O Varejo Mais em Ação traz, por meio de sua equipe de consultores, um modelo de gestão mais eficaz, um olhar de especialistas em layout e vitrine de loja, tudo para que haja profissionalização da gestão empresarial e melhoria nas vendas”, detalha Mariléa.

Na opinião do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o Varejo Mais reforça a importância do setor para a economia paranaense. “O aprimoramento dos sistemas gerenciais e a qualificação do pessoal de vendas levam ao aperfeiçoamento da atividade comercial”, assinala ele.  “É resultado de um trabalho permanente realizado pelo Varejo Mais, um programa que já qualificou mais de 10 mil empresas nos últimos anos”, finaliza Darci Piana.

As inscrições poderão ser feitas na noite de lançamento do Programa. O evento inicia com um café de boas-vindas, às 19 horas. Na sequência, acontece a palestra e a apresentação do Programa Varejo Mais em Ação. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Aciap, localizada na Rua Joaquim Nabuco, nº 1.869, no Centro, ou pelo telefone (41) 3525-0801, com Maria ou Silvana

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *