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Em tempos de crise, é hora dos empresários reverem suas estratégias de venda

vendasA economia se retraiu e o consumidor colocou o pé no freio no que diz respeito a qualquer tipo de compra.   Para os empresários a grande preocupação é como vender se quase ninguém está comprando. Mas, nesse momento é hora dos empresários mudarem suas estratégias e pararem para pensar: será que os consumidores ainda querem comprar o que eles estão vendendo?

A fase de empurrar produtos acabou. Neste sentido, o vendedor precisa aprender agora a ser um orientador.  Afinal de contas, ninguém quer fazer negócios com pessoas que não sabem o que estão falando e muito menos, oferecendo o produto que está “parado no estoque”. O consumidor quer ser orientado para uma decisão de compra assertiva. Portanto, este é o momento dos empresários se certificarem se suas empresas estão agindo dessa forma.

Outro ponto importante para fechar novos negócios, neste momento, é o empresário descobrir de qual concorrente seu cliente está comprando. Só assim poderá saber qual o perfil de seus compradores, se eles compram  por preço, qualidade ou prazo e assim facilmente conseguirá conduzir a negociação numa linguagem correta.

Já a fidelização de clientes é fundamental para qualquer negócio. Pesquisas recentes comprovam que conquistar um novo cliente é muito mais caro e demorado do que manter a clientela, da qual já se tem um vínculo de confiança. A concorrência agora está ainda mais acirrada e o cliente não vai pensar duas vezes em mudar de empresa, fornecedor ou loja se encontrar mais benefícios.

Por último, diga obrigado. Uma boa parte dos empresários ou mesmo vendedores dificilmente se lembra da última vez que ligou para um cliente para agradecer uma venda. É necessário sempre se relacionar com o cliente, independentemente se ele  gerará um negócio imediato ou um negócio de longo prazo. Vendedores que se relacionam com o cliente mensalmente têm um alto índice de fidelização. Ao contrário, aqueles que só se aproximam para vender, uma hora ou outra perderá o cliente para concorrência.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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