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Polvo Performance transforma o e-commerce da Prata Fina na loja mais importante da rede

prataFina-gA compra online cresce em ritmo acelerado no Brasil. São mais de 51 milhões de pessoas que já tiveram experiência de compra pela internet, o que gerou, em 2014, um movimento de R$ 35,8 bilhões, elevação de 24% em relação ao ano anterior, conforme dados do Webshoppers. Outra pesquisa que mostra a importância do meio digital para o incremento de um negócio é a 14ª edição do F/Radar, da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi. O estudo aponta que o Brasil possui 93 milhões de pessoas estão conectadas à internet. Consequentemente, todas e-consumidores em potencial.

Atenta a essa conjuntura, a Prata Fina decidiu aumentar o investimento em divulgação e na otimização de sua loja virtual. Para isso, contou com os serviços de performance da Polvo, parceira que desenvolveu a loja virtual da marca em 2009. Em meados de 2013, quando a loja virtual assumiu o primeiro lugar em faturamento entre as mais de 60 lojas da rede, a Polvo Performance iniciou um trabalho agressivo de redesenho estratégico da divulgação do e-commerce.

O primeiro passo da Polvo Performance foi  realizar uma análise do e-commerce, a partir de investigação de vendas, fontes de tráfego e conversões. Além disso, estudou a concorrência e o comportamento dos consumidores da loja virtual. Os insights destas análises foram traduzidos em melhorias práticas, que envolveram desde atualizações do site até a otimização de campanhas. Assim, ao longo do tempo, a loja virtual da Prata Fina foi pouco a pouco sendo reconstruída e atualizada, tendo como base boas práticas de SEO.

De acordo com Filip Pelgrims, coordenador da Polvo Performance, o trabalho envolveu uma série de ações que se iniciou pela reorganização das campanhas de links patrocinados (adwords) com maior foco em ROI e pelo desenvolvimento de plano de remarketing inteligente com listas segmentadas e adaptadas ao ciclo de compra do cliente. Depois foi a vez da otimização técnica do site, visando à melhoria do posicionamento em motores de busca e do aumento da taxa de conversão.

Pelgrims explica ainda que foi desenvolvido um plano de inbound marketing com conteúdo estratégico, baseado no comportamento de busca dos clientes Prata Fina, com objetivo de atrair organicamente mais pessoas para o site. Para divulgar o conteúdo e criar um relacionamento com o consumidor final, foram ativadas as contas da rede no Pinterest, Twitter, Google+ e Slideshare. As ações ainda envolveram link Building através de parcerias com blogs de interesse do público da Prata Fina, campanhas de Facebook e expansão do programa de e-mail marketing.

A Polvo Performance também implementou o módulo Enhanced E-commerce no Google Analytics para coleta de dados mais detalhados sobre vendas e promoções, introduziu heatmaps na loja virtual para entender melhor o comportamento online do consumidor e monitorou continuadamente vendas e tráfego para detectar tendências e oportunidades no mercado. Ao longo do tempo, as estratégias foram adaptadas para potencializar o investimento do cliente.

A diretora de criação da Polvo, Carla Del Valle, coloca que os resultados da ações comprovam a importância de investimentos no meio digital. Por exemplo, no primeiro ano de trabalho, foi registrado aumento de cliques pagos (20%), da receita dos links patrocinados (15%), do retorno (ROI) das campanhas na rede display (22%), da taxa de conversão dos links patrocinados (50%) e do volume de transações (42%).

Outros números também ilustram resultados: nos primeiros 6 meses, o tráfego de busca orgânica aumentou 21%, e a receita, 37%; agora, depois de quase 2 anos, o tráfego orgânico cresceu 117%, e a receita, 96%. A Prata Fina alcançou a primeira posição no Google para várias palavras-chave essenciais, como ‘alianças de compromisso’, ‘anéis de prata’, ‘joias masculinas’, ‘corrente de prata’, e elevou em mais de 50% a receita gerada por e-mail marketing;

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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