You are here
Home > Sem categoria > População da melhor idade é um bom nicho de mercado para empresas que estão em busca de oportunidades

População da melhor idade é um bom nicho de mercado para empresas que estão em busca de oportunidades

idosos_gastosA população do Brasil está envelhecendo e hoje quase 25 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos. Daqui há dez anos, este número saltará para 35 milhões de pessoas. Só em Curitiba, vivem 8,4% das pessoas com 60 anos ou mais. O grupo demográfico que mais cresce no Brasil e também no mundo, ao que tudo indica, parece sofrer menos com a crise econômica. Portanto, na avaliação de especialistas, estes consumidores representam uma mina de oportunidades à espera das empresas que estão em busca de novos nichos de mercado.

Um levantamento divulgado recentemente pelo SPC Brasil constatou que 4 em cada 10 idosos passaram a gastar mais com produtos que gostam. Outro dado curioso é que mais de 70% dos idosos conseguem ter independência financeira e de cada 10, 7 pertencem a nova classe média.

O que chama a atenção mesmo, é a renda anual desses 25 milhões de idosos, que chega a R$ 242 bilhões. Ou seja, um poder de compra que não é de se desprezar. Mas, infelizmente, o mercado brasileiro parece não estar ainda preparado para esse filão, já que 45% dos idosos sentem dificuldades para encontrar produtos adequados para sua idade. Essa impressão é mais notada pelas mulheres sessentonas e também pelas pessoas entre 70 e 75 anos.

Para os empresários que estiverem interessados em dirigir seus negócios para este público, daqui para frente, as maiores oportunidades de vendas estão nos setores de saúde, turismo, lazer, entretenimento e varejo.
Por último, o que têm contribuído para revolucionar o comportamento da terceira idade são a maior permanência do idoso no mercado de trabalho, o crescente número de divórcios e as novas uniões conjugais bem como os  avanços da medicina e biocosmética.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top