You are here
Home > Franquia > Em tempos de crise, as franquias estão entre os negócios que mais crescem

Em tempos de crise, as franquias estão entre os negócios que mais crescem

FranquiaAs franquias aparecem entre negócios que mais crescem em tempos de crise. Portanto, os investidores, sejam eles, pequenos, médios ou grandes, devem ficar antenados e identificarem as oportunidades para abrirem o seu próprio negócio.

No primeiro semestre deste ano, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta o setor de beleza como um dos que mais cresceu no segmento de franquias no período. Mesmo com a queda no consumo, o faturamento do setor saltou de R$ 9 bilhões para R$ 11 bilhões e meio de reais nos primeiros seis meses de 2015. O que representou um crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Paraná é o quarto estado brasileiro com maior número de franquias, com uma fatia de 6% do total, ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E na hora do empresário escolher uma franquia, há opções para todos os bolsos e gostos. Existem hoje quase 3 mil redes de franqueadores. No ano passado, por exemplo, essas redes faturaram nada menos do que R$ 127 bilhões, ou um crescimento de 7,7% em relação a 2014, na contramão do PIB que teve um aumento de apenas 0,1% no mesmo período.

Quando se procura a franquia com maior número de lojas em todo o Brasil, encontramos a paranaense O Boticiário. Em segundo lugar está a Wizard Idiomas, seguida da Colchões Ortobom, Cacau Show, Subway e McDonald´s.

Existem franquias de R$ 25 mil até mais R$ 1 milhão. Para abrir uma franquia de O Boticário, por exemplo, o investimento é de R$ 250 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 70 mil, sendo que o lucro líquido está estimado em 8%. Já para uma franquia do Mc Donalds e Bobs o investimento pode passar de R$ 1 milhão, mas o lucro líquido sobe para 12% do faturamento.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top