Sistema Fiep realiza caravana para definir linhas de ação dos próximos anos
O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inicia na próxima semana uma nova série de encontros de Planejamento Estratégico. Uma caravana composta pelo presidente Edson Campagnolo e gestores do Sistema Fiep percorrerá todas as regiões do Estado para dialogar com representantes de sindicatos filiados e lideranças industriais, com o objetivo de definir o foco de atuação da entidade nos próximos anos, pensando na competitividade do setor industrial paranaense. O primeiro encontro acontece em Pato Branco, na terça-feira (20). A caravana passará também por Cascavel (21/10), Maringá (22/10), Londrina (23/10), Ponta Grossa (30/10) e Curitiba (03/11).
A definição conjunta das prioridades para o trabalho do Sistema Fiep já foi adotada por Campagnolo em sua primeira gestão, iniciada em 2011. “Agora iniciamos uma nova gestão, com uma nova diretoria, e pelo momento de turbulência atravessado pela indústria paranaense e brasileira atualmente, é ainda mais importante ouvir as bases do Sistema Fiep para definirmos, em conjunto, nossas principais linhas de atuação”, afirma o presidente.
Durante o encontro, será apresentado um amplo levantamento socioeconômico que possibilitará aos participantes analisar a situação do Paraná em relação ao Brasil, além de comparar os indicadores do país com os de outras nações. “Queremos mostrar que, mesmo vivendo um momento de graves problemas econômicos e políticos, o Brasil ainda tem um grande potencial para crescer e se desenvolver. E que, mesmo na crise, a indústria pode aproveitar inúmeras oportunidades caso consiga alavancar sua competitividade”, explica o presidente do Sistema Fiep.
Com essa visão geral do cenário e pensando na atuação de Fiep, Sesi, Senai e IEL, os participantes serão instigados a opinar sobre caminhos para que o setor industrial supere as dificuldades e retome o caminho do crescimento. Para guiar o trabalho de priorização, será apresentada uma série de fatores-chave para a competitividade da indústria, abrangendo questões como educação, inovação, produtividade, sustentabilidade, financiamento, ambiente macroeconômico e eficiência do Estado, entre outros.
Dentro de cada um dos fatores, os participantes darão notas para diferentes desafios que devem ser enfrentados para que as empresas e o setor industrial como um todo evoluam nessas áreas. Baseado nos desafios eleitos como os mais importantes para o aumento da competitividade do segmento é que o Sistema Fiep definirá suas linhas de ação para os próximos anos.







