Aprimorar o modelo de gestão e governança é uma das alternativas para que as empresas voltem a crescer

Este ano, infelizmente, não teve um dia sequer que não se falasse de crise. Os indicadores econômicos de 2015 foram os piores dos últimos 25 anos. Cenários adversos como o que verificamos atualmente tendem a aumentar os desafios das empresas, fazendo com que muitos negócios percam competitividade e fechem suas portas.

Eu conversei com alguns consultores de empresas sobre a situação atual dos negócios, e entre eles foi unânime a opinião de que os empreendimentos que mais sofrem em momentos de retração são aqueles que negligenciam ou não aprimoram o seu modelo de Gestão e Governança. A realidade é que grande parte das empresas brasileiras ainda baseia sua administração em impressões pessoais, e negligenciam os benefícios de uma gestão profissional.

Acontece que em cenários de crise, o mercado consumidor tende a realizar suas escolhas de uma maneira muito mais criteriosa, aprofundando a análise de suas alternativas de compra, exigindo cada vez mais das organizações. Isso força uma competição ainda maior entre os concorrentes diretos e indiretos. Logo, a exigência por um modelo de governança qualificado se acentua nesses momentos.

Um bom processo de gestão começa pelo conhecimento de todos os indicadores relacionados ao negócio, incluindo os números relativos ao funcionamento da empresa e do seu mercado de atuação. O modelo de gestão de um negócio deve auxiliar seus dirigentes e colaboradores no entendimento e conhecimento de tudo que é previsível e controlável, para que as tomadas de decisão nos momentos imprevisíveis sejam corretas, diminuindo o risco de erro através de ações equivocadas ou precipitadas.

Outro detalhe: uma governança de qualidade permite ao empresário a melhor percepção de todos os aspectos relacionados ao seu negócio. Gerir processos, negócios, marketing, vendas, finanças, inovação e pessoas não são tarefas fáceis. Muito pelo contrário, a má condução de qualquer um desses itens pode levar a empresa à decadência completa. Agora uma coisa é certa: toda crise gera oportunidades. E, no mundo empresarial sairá na frente quem estiver melhor preparado, e isso se traduz numa melhor gestão.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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