Como funciona e qual é a importância do Conselho de Sócios

sócios2Uma das maiores dúvidas de grande parte de empresas familiares é com relação ao papel do conselho de sócios.  Justamente pensando nisso é que Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares, elencou o que faz o conselho de sócios e a importância dele para o bom funcionamento das empresas dentro de toda a organização.

O conselho de sócios é um importante órgão dentro da dinâmica da governança corporativa. Eduardo Valério explica que este fórum tem como objetivo o alinhamento societário com relação aos aspectos que se referem diretamente com: os riscos do negócio; a distribuição de lucros e dividendos; a orientação para o Conselho de Administração e as decisões de investimento ou desinvestimento que excedam as alçadas dos demais órgãos da governança.

Valério explica que o conselho é responsável pela definição de limites e interesses das famílias nas suas relações com a sociedade e a empresa. “Ele funciona como portador dos interesses dos familiares em relação ao negócio, que é a empresa, bem como com o alinhamento quanto às expectativas de distribuição de lucros”.

Cuidar do desenvolvimento do processo sucessório e de programas de formação e treinamento também fazem parte deste conselho. No entendimento de Eduardo Valério, poderão fazer parte da pauta do conselho de sócios diversos assuntos pertinentes aos interesses deste público e esta abrangência é construída na modelagem do acordo de sócios. “Vale lembrar sempre em separar as questões de gestão das questões familiares e societárias” reforça o especialista.

Os critérios para a proteção patrimonial é outra função importante deste conselho. O conselho de sócios, quando trata da gestão de riscos, deve colocar na sua pauta/agenda os aspectos que poderão contribuir para a proteção patrimonial sempre acompanhado de assessoria especializada.

Por último, e não menos importante, Eduardo Valério aponta que o conselho de sócios é a voz das famílias na relação com os outros conselhos da governança da empresa. “O conselho de sócios deve sempre representar os interesses das famílias sócias e fazer a interface com o conselho de administração e conselho fiscal” finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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