Em tempos de crise é importante ter um diferencial para atrair os consumidores
Seja numa conversa informal de bar ou nos encontros de negócios, o que mais temos presenciado hoje são empresários se queixando do baixo nível de vendas e lamentando a infidelidade dos clientes. Porém, embora em números menores, nos deparamos com o oposto, onde empresários e vendedores demonstram evolução e crescimento significativo em alguns segmentos. E aí surge a indagação: Como isso é possível? Ou o que eles fazem de diferente?
Ao analisarmos os dois casos podemos perceber algumas diferenças de comportamento entre os dois grupos de empresários, mas que se comparadas de forma mais profunda, farão um efeito totalmente oposto nos resultados. A verdade é que os empresários e vendedores que estão colhendo bons resultados nos dias atuais, não aceitam a expressão: “a situação está difícil”, ou menos ainda “o mercado está complicado”, ou pior ainda “é hora de encolher”.
O proprietário da rede de farmácias Pague Menos, Deusmar Queirós, por exemplo, é da opinião que o empresário que continua fazendo as coisas do mesmo jeito, terá resultados cada vez menores. Segundo ele, as pessoas mudam, os cenários mudam, o mercado muda. Quem não inova, não evolui, e está fadado, com menor ou maior velocidade, a ter resultados cada vez menores.
A verdade é que hoje três ações são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. São elas: preço, qualidade dos produtos ou serviços e bom atendimento.
Por isso, como exercício de reflexão, vale a pena os empresários pensarem um pouco: o que o seu negócio difere dos concorrentes? E o que faz sua empresa ser a melhor solução no caso de compra? Independente do que venda, é muito importante o empresário interagir com os seus clientes.