You are here
Home > Sem categoria > Em tempos de crise é importante ter um diferencial para atrair os consumidores

Em tempos de crise é importante ter um diferencial para atrair os consumidores

Seja numa conversa informal de bar ou nos encontros de negócios, o que mais temos presenciado hoje são empresários se queixando do baixo nível de vendas e lamentando a infidelidade dos clientes.  Porém, embora em números menores, nos deparamos com o oposto, onde empresários e vendedores demonstram evolução e crescimento significativo em alguns segmentos. E aí surge a indagação: Como isso é possível? Ou o que eles fazem de diferente?

Ao analisarmos os dois casos podemos perceber algumas diferenças de comportamento entre os dois grupos de empresários, mas que se comparadas de forma mais profunda, farão um efeito totalmente oposto nos resultados. A verdade é que os empresários e vendedores que estão colhendo bons resultados nos dias atuais, não aceitam a expressão: “a situação está difícil”, ou menos ainda “o mercado está complicado”, ou pior ainda “é hora de encolher”.

O proprietário da rede de farmácias Pague Menos, Deusmar Queirós, por exemplo, é da opinião que o empresário que continua fazendo as coisas do mesmo jeito, terá resultados cada vez menores. Segundo ele, as pessoas mudam, os cenários mudam, o mercado muda. Quem não inova, não evolui, e está fadado, com menor ou maior velocidade, a ter resultados cada vez menores.
A verdade é que hoje três ações são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. São elas: preço, qualidade dos produtos ou serviços e bom atendimento.

Por isso, como exercício de reflexão,  vale a pena os empresários pensarem um pouco: o que o seu negócio difere dos concorrentes? E o que faz sua empresa ser a melhor solução no caso de compra? Independente do que venda, é muito importante o empresário interagir com os seus clientes.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top