Empresários investem em loja virtual de utensílios para cozinha e projetam crescimento de 40% em 2016

Fernanda e Fábio Skraba
Fernanda e Fábio Skraba.

Uma das recomendações para quem deseja empreender é escolher uma atividade de que gosta. Isso vale também para quem pretende diversificar os negócios e foi o que motivou o casal Fernanda e Fábio Skraba, de Curitiba, a transpor a área da prestação de serviços e ingressar no comércio, investindo na E-Casa Nove, loja virtual de utensílios para cozinha e gourmeteria. A empresa, há dois no mercado, projeta um crescimento de 40% no faturamento para o ano que vem, desafiando o atual cenário econômico nacional.

Fernanda conta que a paixão pela culinária é uma herança de família. “Minha mãe e minha vó cozinham muito bem e eu cozinho desde os nove anos de idade. Eu me lembro desde pequeninha de colocar um banquinho do lado da minha mãe enquanto ela estava no fogão e ficar olhando. Fiz a mesma coisa com a minha filha, sempre deixei ela participar e ela herdou a paixão e o talento pela culinária”, relata a empresária que afirma que os doces são a sua especialidade.

Se o gosto pela culinária foi o que despertou a vontade de empreender, a decisão pela área de atuação apoiou-se num estudo mercadológico. Fernanda conta que foi realizada uma pesquisa de tendência de mercado. “Nesse trabalho, detectamos que as pessoas estavam começando um movimento de ter cuidado com a alimentação, com o modo de produção do alimento. Ao mesmo tempo, o mercado imobiliário estava em transformação, com as áreas sociais ganhando mais importância do que as íntimas e verificamos que esse era um segmento em expansão”, explica.

Fábio diz que a primeira ideia foi abrir um empório. “Haveria um café em que a pessoa poderia consumir o que tinha no ambiente. Mas quando começamos a elaborar o plano de negócios e realizar a pesquisa de mercado, percebemos uma tendência maior na área de cozinha e mudamos o foco. Eu também participei de feiras setoriais e ficou evidente que tínhamos que focar num nicho de mercado”, revela.

Determinado o segmento, foi a vez de definir o formato de negócio. Inicialmente a opção foi por uma operação compartilhada entre loja física e virtual, sistema que permaneceu em funcionamento até meados desse ano. A expansão geográfica e a rentabilidade estimularam a unificação do negócio no e-commerce. “Hoje, manter um faturamento interessante com um crescimento expressivo num ponto físico exige um alto investimento. Nesse período de operação conjunto, verificamos que o faturamento da loja virtual era superior em até 35% a da física”, comenta Fernanda.

Para Fábio, o comércio eletrônico navega na crise, especialmente na área de produtos para a casa e cozinha. “Hoje esses itens atingiram um novo patamar e inclusive são utilizados como objetos de decoração, o que cria um novo perfil de público. Além disso, as pessoas continuam casando e mudando de imóvel, o que torna essa demanda estável. E esse comprador está muito mais exigente”, analisa.

O desempenho é comprovado em números. Segundo o E-bit, empresa que compila informações sobre o e-commerce no Brasil, somente no primeiro semestre de 2015 o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 18,6 bilhões, 16% maior do que o mesmo período do ano passado. No mesmo período, o varejo convencional cresceu 4,2%, segundo o IBGE. A expectativa é que a atividade encerre o ano com um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, ultrapassando R$ 40 bilhões em vendas.

Funcionando exclusivamente no ambiente virtual, a E-Casa Nove conta com produtos de R$ 9,50 até R$ 700,00. Fábio conta que, atualmente, os principais mercados são Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. A empresa atende dois públicos distintos: os profissionais da área, chefs de cozinha que buscam produtos e peças específicas, e os jovens recém-casados que buscam peças mais conceituais. “De cada 10 clientes, 7 são compradores finais e 3 profissionais da área”, revela.

O carro-chefe da loja virtual são os produtos para servir e presentear, como conjunto de açucareiro e cremeira, de bolo, ralador de legumes e de queijos e facas. Mas a empresa também oferece produtos para usos específicos, como máquina de soda, máquina e varal para secar macarrão.

A loja virtual também trabalha com uma linha de produtos assinados, em parceria com marcas como Norpro e Old Thompson (americanas), Brandani e Bormioli Rocco (italianas), além das consagradas Peugeot, Typhoon e Mundial. “Nosso critério para selecionar os produtos e fornecedores são design, qualidade e reputação. Não é simplesmente a peça pela peça. A paixão que eu tenho por cozinhar acaba me tornando crítica nesse aspecto”, destaca Fernanda.

A sustentabilidade também é um critério de seleção. A preferência é por materiais em bambu, que conciliem eficiência e sustentabilidade. “Além de serem ecologicamente corretos, os produtos em bambu são mais resistentes e leves do que a madeira de lei. Apoiamos essa integração com a natureza e a adoção de um estilo de vida mais saudável, que está diretamente relacionado aos hábitos alimentares e tem reflexos diretos na culinária e na gastronomia”, defende Fernanda.

Para estimular a adoção desse estilo de vida, a empresa envia a todos os clientes, junto com o produto solicitado, um papel semente. “Assim, incentivamos que cada pessoa crie a sua própria horta, mesmo em ambientes pequenos e urbanos. O apoio a esse comportamento é reforçado em nossos canais de comunicação online, nos quais apresentamos tendências, explicamos as diferenças entre os produtos e a sua aplicação, interagindo diretamente com o consumidor final”, destaca Fernanda.

Para o futuro, o projeto é abrir novas linhas de produtos, direcionando cada vez mais a atenção para os profissionais e amantes da culinária. “Pretendemos atuar também com o setor de eletrodomésticos, com a venda de máquinas de expresso, batedeira e crepeira, e investir na importação direta de produtos específicos aos profissionais que ainda são difíceis de encontrar no Brasil”, prevê o sócio da E-Casa Nove, Fábio Skraba.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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