Mesmo com a crise, Grupo Boticário prevê crescimento nas vendas este ano
Pela primeira vez em 23 anos o setor de beleza e cosméticos vai fechar no vermelho. E a crise também acabou afetando as vendas do Grupo Boticário, embora num ritmo bem menor. No ano passado, as vendas do grupo registraram crescimento de 16%. Este ano, o crescimento deve ficar em um dígito, admitiu nesta quinta-feira (3) o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, o que considera uma vitória em relação a outras redes de varejo. O Grupo que controla as unidades de negócio O Boticário, Eudora, quem disse Berenice? e The Beauty Box, termina 2015 com a abertura de 75 novas lojas, ou 25 a mais do que as 50 previstas, e atingindo 3.962 pontos de venda no Brasil.
“Nós sabíamos que 2015 seria um ano difícil. Ainda assim conseguimos aproveitar as boas oportunidades de ampliação da atuação das quatro marcas. A abertura de lojas exigiu mais atenção, mas fazemos o nosso futuro hoje e precisamos olhar não apenas para este período. Depois de 2015 vem 2016, 2017 e é preciso estar preparado”, afirma Grynbaum, admitindo que o grupo que tem 100% de capital paranaense tem uma visão voltada para o longo prazo.
Para o presidente do Boticário, a crise que estamos enfrentando é diferente das outras que o País já passou, pois tem como pano de fundo uma crise política, o que está provocando um engessamento. “Fica difícil fazer as coisas no curto prazo”, destaca.
Em busca do melhor modelo organizacional no longo prazo, 2015 foi um ano de redesenho da estrutura da companhia. Foram planejadas novas frentes estratégicas na empresa, lideradas por quatro vice-presidências: Negócios Franquias, Novos Negócios, Corporativa e Desenvolvimento Humano e Organizacional. “Apostamos neste modelo para buscar mais eficiência e integração com a rede franqueada e, também, entre as quatro unidades de negócio. A nova estrutura deu agilidade às ações e da organização”, afirma Grynbaum.
Com as movimentações no desenho interno e nas operações de varejo, o Grupo também apostou em duas frentes importantes para garantir o desenvolvimento dos negócios em um ano cheio de desafios: inovação e sustentabilidade. Tradicionalmente, o Grupo Boticário investe 2,5% do seu faturamento anual em inovação. Nos últimos cinco anos, as marcas O Boticário, Eudora, quem disse Berenice? e The Beauty Box lançaram 5.300 novos produtos, sendo 1.300 só em 2015. O Grupo também se tornou a primeira empresa brasileira a desenvolver a pele humana em laboratório. Ainda este ano foi consolidada a participação da fábrica da Bahia, inaugurada em 2014. A nova unidade concentrou a produção em 216 itens do portfólio do grupo e produziu, de janeiro a novembro de 2015, mais de 46 milhões de unidades, atingindo índices globais em eficiência industrial.
Para 2016, o grupo prefere não fazer projeções, mas de acordo com Grynbaum, “a vida continua, as pessoas continuam consumindo os produtos e temos crença no país. Nosso planejamento a longo prazo nos permitiu passar o ano de 2015 com um pouco de tranquilidade apesar da crise”.