Venda de veículos novos no Paraná fecha ano com queda superior a 30%
O setor de veículos foi um dos mais afetados com a crise que atinge o País. No Paraná, a venda de automóveis novos e comerciais leves deve fechar o ano com queda superior a 30%, segundo avalia a Fenabrave, que representa os distribuidores de veículos no Estado.
Segundo os últimos dados que me foram passados pela assessoria da Fenabrave/Paraná, até outubro, a venda de carros zero quilômetro acumulava retração de 28% em relação a igual período de 2014. Já a comercialização de camionetes no Estado caiu 34%. Somando automóveis e caminhonetes foram vendidos este ano pouco mais de 155 mil unidades em todo o Paraná, contra quase 220 mil do ano passado.
A maior queda mesmo ficou com caminhões. Este ano, a venda de caminhões caiu nada menos do que 50% em todo o Paraná, sendo comercializados apenas 5.560 caminhões. No caso de ônibus, a queda foi de 30% com a venda de somente 923 unidades no Estado.
A crise também afetou a venda de motos zero quilômetro, porém em porcentuais bem menores. A queda este ano no Paraná foi de 12% em relação a 2014.
Também o setor agrícola sentiu os efeitos da crise e isso se refletiu na venda de tratores e implementos rodoviários. A queda na venda, este ano, foi de 44% em relação a 2014.
Eu conversei com empresários do setor, e eles não estão nada confiantes om os negócios para 2016. A verdade é que o aumento do IPI, a elevação dos juros e o medo do desemprego deixaram os consumidores retraídos ao longo de todo ano. Mais de 800 revendas de veículos fecharam suas portas este ano em todo o Brasil e com isso mais de 50 mil trabalhadores foram demitidos.