Empresas reconhecem a importância da reputação corporativa para atingir os seus objetivos de negócios
Cada vez mais as empresas estão reconhecendo a importância da reputação corporativa para atingir os seus objetivos de negócios e para se manterem competitivas. Empresas com boa reputação são capazes de acrescentar valor psicológico aos produtos; aumentar a satisfação dos funcionários no trabalho; tornar a publicidade e a força de vendas mais efetivas; elevar o poder de barganha e atuar como um poderoso sinal de estabilidade junto aos concorrentes.
De acordo com o Reputation Institute, empresas com uma sólida reputação são mais estáveis em situações de crise. Por exemplo, estudos mostram que, mesmo quando confrontados com informações negativas, os observadores resistem em mudar sua avaliação sobre uma reputação.
A DOM Strategy Partners acaba de divulgar uma pesquisa que avaliou o índice de reputação corporativa das mil maiores empresas brasileiras nos últimos 12 meses. Para elaborar o ranking, o estudo mensurou a qualidade de performance das organizações em relação a dois pilares, que foram a credibilidade e imagem corporativa. Entre as dez primeiras colocadas aparece a paranaense O Boticário, na nona posição. O primeiro colocado é Banco Itau Unibanco, seguido pelo Bradesco, Google e Apple. A Coca Cola ocupa o sexto lugar.
Na avaliação do CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti, além das questões financeiras e mercadológicas tradicionais, como faturamento, crescimento e market share, as empresas precisam construir e sustentar credibilidade e imagem positivas, reconhecidas e diferenciadas aos olhos de seus clientes, funcionários e acionistas, para que continuem produzindo resultados superiores frente aos concorrentes.