Abicalçados premia excelência no mercado internacional

Com o objetivo de destacar as indústrias calçadistas com melhores práticas no mercado, tanto doméstico como além-fronteiras, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) lançou, em novembro passado, a 4ª edição do Prêmio Direções. Um dos destaques da premiação será a categoria Internacionalização, que visa apontar cases positivos – um de micro/pequeno e outro de médio/grandes portes – de incremento dos negócios internacionais através de estratégias adequadas e que buscam não somente a promoção comercial, mas também a consolidação do produto no exterior.

O câmbio favorável para as exportações fez com que algumas empresas voltassem novamente os olhos para o mercado externo. “Com a expectativa de incremento nos negócios e a possibilidade de recuperar anos perdidos com quedas consecutivas nos embarques ao exterior, muitas indústrias estão dedicando generosas fatias de produção para os mercados além-fronteiras, mas nem todas estão preparadas. A exportação deve ser uma estratégia da empresa, algo permanente e não ocasional. É por isso que as empresas que continuaram apostando no mercado internacional, mesmo com as dificuldades enfrentadas em anos recentes, devem colher melhores resultados nesse momento mais positivo”, explica o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressaltando que o Prêmio Direções irá destacar justamente esses cases para o setor.

A Analista de Negócios Internacionais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Mariana Gomes, destaca que adotar a exportação como estratégia significa entender que o sucesso no mercado internacional, muitas vezes, significa um investimento com retorno no longo prazo. “Significa que a empresa precisa se preparar, tendo que adaptar sua estrutura interna para atender às exigências dos compradores internacionais, entender o comportamento, o poder e o interesse de compra do comprador e planejar sua entrada e manutenção neste mercado”, comenta Mariana, que também é gestora do programa setorial de calçados Brazilian Footwear, mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência.

Segundo Mariana, premiar as empresas com os melhores cases de Internacionalização é reconhecer a importância de formular e praticar uma estratégia para a entrada no mercado internacional. “O Prêmio Direções da Abicalçados, ao reconhecer os melhores cases nessa categoria, estimula as empresas que já colhem os frutos dessa iniciativa, além de gerar exemplos e sensibilizar empresas iniciantes para a entrada no mercado internacional como forma de aumento da competitividade do setor”, avalia a gestora, ressaltando que as empresas apoiadas pelo programa Brazilian Footwear possuem diversos cases dignos de participarem da competição. “Participar do Prêmio Direções e ter a possibilidade de divulgar esses cases para todo o setor é, não só valorizar a própria empresa, premiando os dirigentes e a equipe responsável por esse sucesso, mas também contribuir para a sensibilização e fortalecimento do setor dentro das melhores práticas de acesso a mercados internacionais”, completa.

As empresas podem inscrever as melhores práticas do setor até o dia 12 de fevereiro de 2016. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 28 de abril, em Novo Hamburgo/RS. A participação é gratuita e deve ser formalizada no site www.premiodirecoes.com.br, onde também consta o regulamento da competição. Além da categoria Internacionalização, a iniciativa premiará empresas nas categorias Gestão Industrial, Marketing, Design e Sustentabilidade, além da melhor matéria sobre o setor calçadista.

Cada empresa poderá se inscrever em até duas categorias. Nesta edição, a Abicalçados fornece apoio na redação do material para associadas à entidade. A entrega do case está prevista para 31 de março.

Assim como nos anos anteriores, duas empresas em cada categoria recebem a premiação: uma de micro/pequeno porte e outra de médio/grande porte. Os vencedores receberão troféu, permissão para uso do selo da respectiva edição, divulgação nos canais de comunicação do Prêmio e da Abicalçados, promoção na Revista Direções, onde serão divulgados os cases vencedores, e duas inscrições para o Curso Direções Abicalçados.

O Prêmio Direções é uma realização da Abicalçados que conta com o patrocínio da Braspress, Couromoda e Francal Feiras.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *