Abicalçados premia excelência no mercado internacional
Com o objetivo de destacar as indústrias calçadistas com melhores práticas no mercado, tanto doméstico como além-fronteiras, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) lançou, em novembro passado, a 4ª edição do Prêmio Direções. Um dos destaques da premiação será a categoria Internacionalização, que visa apontar cases positivos – um de micro/pequeno e outro de médio/grandes portes – de incremento dos negócios internacionais através de estratégias adequadas e que buscam não somente a promoção comercial, mas também a consolidação do produto no exterior.
O câmbio favorável para as exportações fez com que algumas empresas voltassem novamente os olhos para o mercado externo. “Com a expectativa de incremento nos negócios e a possibilidade de recuperar anos perdidos com quedas consecutivas nos embarques ao exterior, muitas indústrias estão dedicando generosas fatias de produção para os mercados além-fronteiras, mas nem todas estão preparadas. A exportação deve ser uma estratégia da empresa, algo permanente e não ocasional. É por isso que as empresas que continuaram apostando no mercado internacional, mesmo com as dificuldades enfrentadas em anos recentes, devem colher melhores resultados nesse momento mais positivo”, explica o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressaltando que o Prêmio Direções irá destacar justamente esses cases para o setor.
A Analista de Negócios Internacionais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Mariana Gomes, destaca que adotar a exportação como estratégia significa entender que o sucesso no mercado internacional, muitas vezes, significa um investimento com retorno no longo prazo. “Significa que a empresa precisa se preparar, tendo que adaptar sua estrutura interna para atender às exigências dos compradores internacionais, entender o comportamento, o poder e o interesse de compra do comprador e planejar sua entrada e manutenção neste mercado”, comenta Mariana, que também é gestora do programa setorial de calçados Brazilian Footwear, mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência.
Segundo Mariana, premiar as empresas com os melhores cases de Internacionalização é reconhecer a importância de formular e praticar uma estratégia para a entrada no mercado internacional. “O Prêmio Direções da Abicalçados, ao reconhecer os melhores cases nessa categoria, estimula as empresas que já colhem os frutos dessa iniciativa, além de gerar exemplos e sensibilizar empresas iniciantes para a entrada no mercado internacional como forma de aumento da competitividade do setor”, avalia a gestora, ressaltando que as empresas apoiadas pelo programa Brazilian Footwear possuem diversos cases dignos de participarem da competição. “Participar do Prêmio Direções e ter a possibilidade de divulgar esses cases para todo o setor é, não só valorizar a própria empresa, premiando os dirigentes e a equipe responsável por esse sucesso, mas também contribuir para a sensibilização e fortalecimento do setor dentro das melhores práticas de acesso a mercados internacionais”, completa.
As empresas podem inscrever as melhores práticas do setor até o dia 12 de fevereiro de 2016. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 28 de abril, em Novo Hamburgo/RS. A participação é gratuita e deve ser formalizada no site www.premiodirecoes.com.br, onde também consta o regulamento da competição. Além da categoria Internacionalização, a iniciativa premiará empresas nas categorias Gestão Industrial, Marketing, Design e Sustentabilidade, além da melhor matéria sobre o setor calçadista.
Cada empresa poderá se inscrever em até duas categorias. Nesta edição, a Abicalçados fornece apoio na redação do material para associadas à entidade. A entrega do case está prevista para 31 de março.
Assim como nos anos anteriores, duas empresas em cada categoria recebem a premiação: uma de micro/pequeno porte e outra de médio/grande porte. Os vencedores receberão troféu, permissão para uso do selo da respectiva edição, divulgação nos canais de comunicação do Prêmio e da Abicalçados, promoção na Revista Direções, onde serão divulgados os cases vencedores, e duas inscrições para o Curso Direções Abicalçados.
O Prêmio Direções é uma realização da Abicalçados que conta com o patrocínio da Braspress, Couromoda e Francal Feiras.