Coaching é opção para profissionais se desenvolverem em tempos de crise
A crise econômica que se instalou no país tem reforçado a necessidade de os profissionais buscarem desenvolvimento constante de suas competências e habilidades. A preocupação em se manter competitivo no mercado não é apenas das pessoas que perderam seus empregos em função da crise, mas também daqueles que querem e precisam ser reconhecidos como profissionais. O processo de Coaching pode auxiliar as pessoas nesse sentido, pois proporciona a aceleração de resultados por meio do reconhecimento das características de cada um e do que é necessário desenvolver para que se possa atingir seus objetivos.
A Master Coach Renata Frank, diretora da Integralidade Desenvolvimento Humano e Corporativo, aponta alguns dos benefícios que o Coaching pode trazer aos profissionais em momentos como este que o país atravessa. O principal, segundo ela, é justamente a oportunidade de a pessoa perceber suas competências e pontos a desenvolver. Com a utilização de metodologias de diferentes ciências comportamentais, o coach leva o profissional (coachee) a reconhecer suas características pessoais, bem como apresenta as ferramentas necessárias para que se desenvolvam as habilidades necessárias para o desenvolvimento do profissional no caminho que ele decidir.
Outro ponto importante é que o Coaching auxilia no desenvolvimento do autoconhecimento. Tendo a consciência das suas reações e temperamento, o profissional pode interagir melhor com seus pares fortalecendo sua rede de relacionamentos, o que é fundamental para vislumbrar novas possibilidades em um mercado tão competitivo. Na mesma linha, o Coaching é um processo que auxilia na capacidade de foco e objetividade, bem como no fortalecimento da autoconfiança e do comprometimento com o trabalho.
“Com mais autoconfiança, o profissional tende a ser também mais assertivo e a comunicar melhor suas habilidades e competências”, explica a Master Coach Renata Frank. “E quando a pessoa sabe evidenciar suas competências, o caminho para uma recolocação ou mesmo para o desenvolvimento profissional em seu emprego atual fica muito mais fácil”, conclui.
Quem já passou pelo processo avalia que o desenvolvimento foi visível. A empresária Luciana Calabria buscava um caminho para realizar a migração profissional, além de organizar aspectos de sua vida pessoal. “Conhecer e passar pelo Coaching com a Renata Frank da Integralidade foi um divisor de águas na minha vida. Pude me realizar, romper limites e realizar meus objetivos”, afirma. Já P.M.A, conta que tinha um objetivo bastante específico: subir um degrau na hierarquia da empresa em que trabalha. “Aprendi a identificar e me apoiar em meus pontos fortes e trabalhei minhas fraquezas de forma que hoje tenho mais confiança e segurança. Atingi o objetivo em apenas nove sessões, o que antes tinha tentado sem sucesso por dois anos”, argumenta.
Para F.W.A., o melhor benefício foi o auxílio para o controle do tempo. “Consegui me organizar e executar dia após dia tarefas que antes borbulhavam em minha mente. Sem técnica, informação adequada e direcionamento correto, é mais provável que (somente) os esforços pessoais não vão trazer o resultado que se espera”, diz. Camila Skorie também é Coach e, quando pensou em deixar de ser analista de RH para ter o próprio negócio, procurou a Integralidade e, nas sessões com Renata Frank, aprimorou a ideia e atingiu os objetivos. “Pude alavancar minhas aspirações de empreendedora, agilizando a estruturação de minha empresa de forma sustentável”, garante a Coach.