Coaching é opção para profissionais se desenvolverem em tempos de crise

Renata Frank
Renata Frank

A crise econômica que se instalou no país tem reforçado a necessidade de os profissionais buscarem desenvolvimento constante de suas competências e habilidades. A preocupação em se manter competitivo no mercado não é apenas das pessoas que perderam seus empregos em função da crise, mas também daqueles que querem e precisam ser reconhecidos como profissionais. O processo de Coaching pode auxiliar as pessoas nesse sentido, pois proporciona a aceleração de resultados por meio do reconhecimento das características de cada um e do que é necessário desenvolver para que se possa atingir seus objetivos.

A Master Coach Renata Frank, diretora da Integralidade Desenvolvimento Humano e Corporativo, aponta alguns dos benefícios que o Coaching pode trazer aos profissionais em momentos como este que o país atravessa. O principal, segundo ela, é justamente a oportunidade de a pessoa perceber suas competências e pontos a desenvolver. Com a utilização de metodologias de diferentes ciências comportamentais, o coach leva o profissional (coachee) a reconhecer suas características pessoais, bem como apresenta as ferramentas necessárias para que se desenvolvam as habilidades necessárias para o desenvolvimento do profissional no caminho que ele decidir.

Outro ponto importante é que o Coaching auxilia no desenvolvimento do autoconhecimento. Tendo a consciência das suas reações e temperamento, o profissional pode interagir melhor com seus pares fortalecendo sua rede de relacionamentos, o que é fundamental para vislumbrar novas possibilidades em um mercado tão competitivo. Na mesma linha, o Coaching é um processo que auxilia na capacidade de foco e objetividade, bem como no fortalecimento da autoconfiança e do comprometimento com o trabalho.

“Com mais autoconfiança, o profissional tende a ser também mais assertivo e a comunicar melhor suas habilidades e competências”, explica a Master Coach Renata Frank. “E quando a pessoa sabe evidenciar suas competências, o caminho para uma recolocação ou mesmo para o desenvolvimento profissional em seu emprego atual fica muito mais fácil”, conclui.

Quem já passou pelo processo avalia que o desenvolvimento foi visível. A empresária Luciana Calabria buscava um caminho para realizar a migração profissional, além de organizar aspectos de sua vida pessoal. “Conhecer e passar pelo Coaching com a Renata Frank da Integralidade foi um divisor de águas na minha vida. Pude me realizar, romper limites e realizar meus objetivos”, afirma. Já P.M.A, conta que tinha um objetivo bastante específico: subir um degrau na hierarquia da empresa em que trabalha. “Aprendi a identificar e me apoiar em meus pontos fortes e trabalhei minhas fraquezas de forma que hoje tenho mais confiança e segurança. Atingi o objetivo em apenas nove sessões, o que antes tinha tentado sem sucesso por dois anos”, argumenta.

Para F.W.A., o melhor benefício foi o auxílio para o controle do tempo. “Consegui me organizar e executar dia após dia tarefas que antes borbulhavam em minha mente. Sem técnica, informação adequada e direcionamento correto, é mais provável que (somente) os esforços pessoais não vão trazer o resultado que se espera”, diz. Camila Skorie também é Coach e, quando pensou em deixar de ser analista de RH para ter o próprio negócio, procurou a Integralidade e, nas sessões com Renata Frank, aprimorou a ideia e atingiu os objetivos. “Pude alavancar minhas aspirações de empreendedora, agilizando a estruturação de minha empresa de forma sustentável”, garante a Coach.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *