Com solução mobile para gerenciamento de entregas, Ambev otimiza processos da área de logística

Chegar ao posto de maior cervejaria do mundo é fruto de investimento em produtos e processos. E na área de logística da Ambev os cuidados para uma evolução constante não param. Para ampliar seus indicadores de qualidade, a companhia buscava uma ferramenta que permitisse o controle das ações relacionadas à entrega depois que os caminhões deixassem os centros de distribuição.

Foi através de uma parceria com a HBSIS, que a Ambev passou a utilizar o HB.MDM, solução móvel de gerenciamento de entregas em tempo real. Daniel Sgarbi Factore, gerente corporativo de logística, explica que o uso da aplicação iniciou em 2014 e atualmente toda a rota da companhia já conta com o sistema, que roda em smartphones e fornece informações em uma única interface. “São 3,4 mil caminhões que utilizam o HB.MDM e hoje conseguimos ter maior controle de todas as atividades durante as entregas. Além de tornarmos o trabalho das nossas equipes de entrega mais fácil e produtivo, estreitamos o nosso relacionamento com os clientes. Agora eles podem acompanhar o status das entregas de maneira online”, explica.

Fatores ligados à gestão de pessoas também estão entre os pontos positivos relacionados ao uso da tecnologia. Ricardo Lerner, especialista em logística da Ambev, explica que através do HB.MDM a companhia consegue controlar a jornada dos profissionais, otimizando o tempo de trabalho, as rotas e reduzindo as devoluções. “Com a visibilidade da ferramenta, identificamos oportunidades de melhoria em nosso processo logístico. Para os próximos três anos, a aplicação irá nos auxiliar na evolução dos resultados de devoluções de entrega em pelo menos 40% e em 20% na otimização da jornada líquida dos nossos colaboradores. Além disso, os serviços serão cada vez mais ágeis e o relacionamento com o cliente mais próximo”, avalia.

A parceria com a HBSIS em serviços de outsourcing de TI desde os anos 1990 foi decisiva para a escolha da empresa neste novo projeto. A expertise que a companhia catarinense possui sobre os negócios e processos da Ambev trouxe mais agilidade para a customização da ferramenta. “Conhecemos a tecnologia que engloba o HB.MDM em uma convenção de operadores logísticos realizada pela Ambev, foi necessário customizar algumas funcionalidades para que ficasse de acordo com a necessidade do nosso dia a dia. Os resultados mais expressivos ainda devem aparecer pois, além das mudanças no próprio sistema, fomos adaptando os processos dentro da Ambev e treinando as pessoas. Melhoramos alguns indicadores, mas a partir desse alinhamento entre tecnologia e processos iremos melhorar cada vez mais”, conclui Sgarbi.

Já o gerente corporativo de projetos de TI da Ambev, Guilherme Pereira Pinto, avalia que o principal ganho com a parceria entre as empresas é melhoria e otimização da rotina.”Acabo de assumir uma função na área de TI, depois de cinco anos na logística. Para mim é muito importante ver a área de negócio acreditando e enxergando essa solução como uma tecnologia que vem para ajudar a melhorar os processos e metas. A parceria da TI da Ambev com a HBSIS possibilita exemplos como o desse projeto, com tecnologia para suportar uma cultura obcecada por resultados”, diz.

A proatividade da HSBIS em relação às soluções apresentadas para a cervejaria foi primordial para a consolidação dos negócios, segundo o gerente de projetos de TI da Ambev, Diego Romaf Soares Francisco. “Temos a parceria da HBSIS como fornecedor de tecnologia há mais de vinte anos. No modelo de TI estendida da Ambev esta parceria é fundamental. Da mesma forma, é essencial que os nossos parceiros sejam também agentes de inovação para capacitarmos a companhia com ferramentas de tecnologia transformadoras que proporcionem atingirmos cada vez mais a eficiência operacional. Não foi diferente com esse projeto. Substituímos um sistema que já estava obsoleto utilizando uma plataforma de tecnologia móvel que proporcionou à logística Ambev um controle muito mais apurado e preciso das nossas rotas”, explica.

Com o uso em toda a frota, o surgimento de melhorias e de novas funcionalidades é constante. Para os próximos meses, a HBSIS está desenvolvendo uma interface que permitirá ao gestor de cada centro de distribuição um controle maior das atividades. “Já foi criado um aplicativo para nosso time de analistas terem gestão de tudo que acontece durante as entregas. Temos visibilidade de algum eventual problema e conseguimos agir de maneira imediata, não prejudicando o atendimento ao mercado”, finaliza Lerner.
Facilities garante redução de custos operacionais e se torna vantagem competitiva nos negócios

O cenário econômico nacional se configura promissor para o mercado de facilities, principalmente, porque permite reduzir custos operacionais e otimizar processos. O potencial de crescimento do setor ganha mais força também porque agrega valor ao pacote de multisserviços que oferece nas áreas de limpeza, segurança, manutenção predial, paisagismo e atividades de apoio a empreendimentos, dentre outras que são imprescindíveis aos negócios. A cada dia, o segmento é visto com bons olhos pelas organizações e caminha para se consolidar como solução eficaz para o cliente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *