Empresa de Curitiba recebe estudantes internacionais que trocam expertises para acelerar processo de expansão global

Esta é a última semana em Curitiba de quatro estudantes de MBA do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das melhores universidades do mundo. Desde setembro eles estão no programa chamado G-Lab (Laboratório Global de Empreendedorismo), que propõe uma troca de experiências entre alunos internacionais e empresas com objetivo de expansão global. A ideia é que os estudantes possam aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula e que a empresa brasileira se beneficie com os conhecimentos desses talentos internacionais de alto nível que possuem expertises específicas e um olhar global.

A experiência está acontecendo no EBANX, empresa curitibana especializada em meios de pagamentos online e o projeto foi viabilizado através de uma parceria com a Endeavor, organização global de fomento ao empreendedorismo de alto impacto, que está há 15 anos no Brasil.

O grupo que está “estagiando” no EBANX é composto por profissionais de quatro nacionalidades diferentes e distintas áreas de atuação. Eles estão trabalhando no posicionamento e proposta de valor de novos serviços da empresa, entre eles a conta EBANX e o EBANX Dollar Card, focados no consumidor final. A equipe está envolvida no projeto remotamente desde outubro, elaborando o diagnóstico e adicionando novas perspectivas à estratégia do negócio. O último mês – janeiro – é presencial e conta com uma imersão na realidade da empresa e trabalho em conjunto com os executivos.

A conclusão dos quatro meses do programa é um plano completo de expansão para os novos produtos. A expectativa é multiplicar o número de usuários do EBANX por 10 somente esse ano, ampliar a proposta de valor e garantir mais uma fonte de crescimento para a empresa. “O programa G-Lab da Sloan, escola de negócios do MIT, é comparado a uma consultoria intensiva em negócios, eles analisam a empresa, dados e a cultura para entender as oportunidades. O EBANX recebeu quatro estudantes de MBA, profissionais de consultoria com anos de experiência internacional para nos ajudar a repensar conceitos, focar em performance e a sonhar grande, com mais embasamento e melhor entendimento do mercado”, conta  Ariel Patschiki, gerente de produto do EBANX.

“Os alunos compartilham experiências, boas práticas e benchmarks que são únicos e aceleram o desenvolvimento do negócio. O acesso a profissionais qualificados é um fator chave para o sucesso de um negócio em crescimento, por isso a Endeavor aposta em programas como o G-lab para abrir as portas de empresas brasileiras no exterior”, afirma Mariana Foresti, coordenadora da Endeavor no Paraná.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *