Lucro líquido do Santander Brasil cresce 13,2% no ano passado

O Santander Brasil registrou, em 2015, lucro líquido de R$ 6,624 bilhões – um crescimento de 13,2% em relação a 2014. Os dados são gerenciais e foram apurados no padrão contábil brasileiro, o BRGAAP. O resultado reflete a melhora da experiência do cliente e o aumento da vinculação. “O Santander é hoje um banco mais eficiente, mais focado na experiência do nosso cliente. Somos um banco de negócios, com um viés muito técnico e com convicção de entrega, o que permitiu o crescimento do lucro líquido em mais de 13%. O ano de 2015 nos trouxe melhora na qualidade dos serviços; excelência na gestão tanto de riscos como de custos; grandes operações no Atacado com crescimento sustentável; e um desempenho rentável no Varejo, com destaque para áreas como cartões, Getnet, consignado e a Financeira. O nosso sucesso depende de continuarmos aumentando a nossa relevância junto aos nossos clientes em todos os canais e segmentos”, diz Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil.
Em 2015, a Carteira de Crédito Ampliada cresceu 6,6% e atingiu R$ 330,946 bilhões. O segmento de Pessoa Física registrou alta de 8,3% no ano, favorecido pelos avanços em Crédito Consignado e Crédito Imobiliário. Já a carteira de Financiamento ao Consumo teve uma redução de 7,7%, resultado extremamente competitivo em relação ao mercado, especialmente no financiamento de veículos, em que mantivemos a liderança. Em Pessoa Jurídica, a linha de Grandes Empresas cresceu 12,1%, impulsionada pelo efeito da variação cambial. As Pequenas e Médias Empresas, mais sensíveis ao cenário econômico, registraram leve recuo, de 0,5% no ano.
Principal indicador da qualidade da carteira de crédito, a inadimplência acima de 90 dias manteve-se em níveis controlados em 2015 e fechou o ano em 3,2%, com recuo de 0,1 ponto percentual em relação ao ano anterior. Entre os clientes Pessoa Física, o índice caiu de 4,8%, em 2014, para 4,7%, ao passo que em Pessoa Jurídica permaneceu em 2,1%.
Esse resultado foi possível graças a uma combinação de fatores como o mix de crédito focado em linhas mais seguras, nosso modelo que diferencia a capacidade de pagamento de cada cliente e faz o acompanhamento sua vida financeira, além da realização de campanhas de renegociação de dívidas. Em função do cenário desafiador, o resultado de provisões de crédito totalizou R$ 9,661 bilhões, uma variação moderada em relação ao ano anterior, de 2,9%. O resultado é composto pela diferença entre as despesas com provisões de crédito e as receitas de recuperação de crédito.
Outro negócio estratégico do Banco, as Captações de Clientes no Balanço alcançaram, no fim de dezembro, R$ 287,936 bilhões, alta de 14,4%. Já a captação total atinge R$ 515,931 bilhões, um aumento de 14,2%. O Banco considera o aumento do passivo estratégico para crescer de forma sustentável. A evolução de 2015 levou a relação entre empréstimos e captações a 90,6%, uma posição de liquidez bastante confortável.