Lucro líquido do Santander Brasil cresce 13,2% no ano passado

Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil.
Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil.

O Santander Brasil registrou, em 2015, lucro líquido de R$ 6,624 bilhões – um crescimento de 13,2% em relação a 2014. Os dados são gerenciais e foram apurados no padrão contábil brasileiro, o BRGAAP. O resultado reflete a melhora da experiência do cliente e o aumento da vinculação.  “O Santander é hoje um banco mais eficiente, mais focado na experiência do nosso cliente. Somos um banco de negócios, com um viés muito técnico e com convicção de entrega, o que permitiu o crescimento do lucro líquido em mais de 13%. O ano de 2015 nos trouxe melhora na qualidade dos serviços; excelência na gestão tanto de riscos como de custos; grandes operações no Atacado com crescimento sustentável; e um desempenho rentável no Varejo, com destaque para áreas como cartões, Getnet, consignado e a Financeira. O nosso sucesso depende de continuarmos aumentando a nossa relevância junto aos nossos clientes em todos os canais e segmentos”, diz Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil.

Em 2015, a Carteira de Crédito Ampliada cresceu 6,6% e atingiu R$ 330,946 bilhões. O segmento de Pessoa Física registrou alta de 8,3% no ano, favorecido pelos avanços em Crédito Consignado e Crédito Imobiliário. Já a carteira de Financiamento ao Consumo teve uma redução de 7,7%, resultado extremamente competitivo em relação ao mercado, especialmente no financiamento de veículos, em que mantivemos a liderança. Em Pessoa Jurídica, a linha de Grandes Empresas cresceu 12,1%, impulsionada pelo efeito da variação cambial. As Pequenas e Médias Empresas, mais sensíveis ao cenário econômico, registraram leve recuo, de 0,5% no ano.

Principal indicador da qualidade da carteira de crédito, a inadimplência acima de 90 dias manteve-se em níveis controlados em 2015 e fechou o ano em 3,2%, com recuo de 0,1 ponto percentual em relação ao ano anterior. Entre os clientes Pessoa Física, o índice caiu de 4,8%, em 2014, para 4,7%, ao passo que em Pessoa Jurídica permaneceu em 2,1%.

Esse resultado foi possível graças a uma combinação de fatores como o mix de crédito focado em linhas mais seguras, nosso modelo que diferencia a capacidade de pagamento de cada cliente e faz o acompanhamento sua vida financeira, além da realização de campanhas de renegociação de dívidas. Em função do cenário desafiador, o resultado de provisões de crédito totalizou R$ 9,661 bilhões, uma variação moderada em relação ao ano anterior, de 2,9%. O resultado é composto pela diferença entre as despesas com provisões de crédito e as receitas de recuperação de crédito.

Outro negócio estratégico do Banco, as Captações de Clientes no Balanço alcançaram, no fim de dezembro, R$ 287,936 bilhões, alta de 14,4%. Já a captação total atinge R$ 515,931 bilhões, um aumento de 14,2%. O Banco considera o aumento do passivo estratégico para crescer de forma sustentável. A evolução de 2015 levou a relação entre empréstimos e captações a 90,6%, uma posição de liquidez bastante confortável.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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