Mercado colombiano em alta atrai empresas calçadistas brasileiras

calçados- ColombiaNa próxima semana, desembarca em Bogotá, na Colômbia, um grupo de 28 marcas de calçados brasileiras para a 33ª edição da International Footwear and Leather Show (IFLS). A feira acontece de 2 a 4 de fevereiro, no espaço Corferias, e tem visitação estimada de mais de 12 mil compradores de diversos países. As empresas brasileiras participam do evento por meio do Brazilian Footwear, programa de promoção de exportações de calçados desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O apoio às empresas brasileiras na IFLS é parte do programa Export Thinking, ação do programa Brazilian Footwear que busca, além da geração de negócios, a capacitação para as exportações por meio de um Seminário Preparatório e um serviço de Matchmaking, que aproxima as calçadistas brasileiras de compradores internacionais que buscam o perfil de produto oferecido pelas marcas. Além disso, no mesmo dia do Seminário, que ocorre um dia antes do início da feira, será realizado o Photocall, evento de relacionamento com a imprensa local que contará com a participação das marcas Andacco, Bibi, Itapuã, New Face, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Klin e Pampili.

A Colômbia é hoje é o sexto maior destino de calçados brasileiros. Em 2015, o país importou cerca de 8 milhões de pares, mais do que o dobro importado em 2010 (3,5 milhões pares), o que garante hoje ao Brasil o segundo lugar no ranking de fornecedores de calçados à Colômbia. “Diversas grandes redes de lojas da Colômbia estão buscando cada vez mais os sapatos Made in Brazil, que se destacam no país principalmente pelo seu design e pela utilização de materiais que oferecem conforto e durabilidade”, afirma Maria Patricia de Freitas, Analista de Promoção Comercial da Abicalçados. “A moda brasileira é referência no país, o que torna a percepção de produto muito positiva”, completa Maria Patricia. Na edição 2015 da IFLS, os calçadistas brasileiros realizaram US$ 1 milhão em negócios imediatos.

Nesta edição, estarão presentes na IFLS as marcas  Malu Super Comfort, Território Nacional, Pegada, Andacco, Bibi, Itapuã, New Face, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Pé com Pé, Kidy, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Klin, Usaflex, Via Scarpa, Scarpinha, Pampili, Grendha, Rider, Cartago, Ipanema, Zaxy e Grendene Kids.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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