Mercado da beleza aposta na vaidade masculina para driblar a crise

beleza masculinaUm dos setores mais resistentes da economia brasileira, o mercado da beleza, registrou, no final de 2015, o primeiro indicador negativo em 23 anos, com queda de 6,7% nas vendas entre janeiro e setembro de 2015, em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O setor foi afetado não apenas pela alta do dólar e a queda no poder de compra do consumidor, mas também pela crise hídrica, reajustes de energia elétrica e a mudança na tributação dos insumos cosméticos.

O impacto negativo não foi maior por conta da musculatura do setor, apoiado em um mercado relevante e de alta qualidade em pesquisa e inovação para oferta de novos produtos. O Brasil é hoje o terceiro mercado mundial em beleza, atrás da China e dos Estados Unidos. Segundo a Abihpec, o brasileiro destina 2% do seu orçamento à compra de produtos de higiene e beleza. Isso faz com que o setor ainda seja um dos mais indicados para investimentos em 2016.
Foi essa perspectiva que fez com que o empresário Lucas Dzierwa de Lima apostasse no mercado e adquirisse a rede de spas hoteleiros Shishindo, com 14 unidades no território nacional. O novo conselho prepara para 2016 um investimento de R$ 5 milhões em infraestrutura e reposicionamento. A rede aposta num segmento que nadou de braçada na crise, em 2015: o mercado de beleza e bem-estar para o público masculino.

Para se ter uma ideia, a venda de produtos de beleza masculinos em 2015 registrou um aumento de 7,1% ante 2014, segundo pesquisa da Euromonitor International, movimentando US$ 5 bilhões no Brasil. O estudo prevê um ritmo de crescimento para esse mercado de 7,1% ao ano até 2019 – se essa previsão se concretizar, em quatro anos, o Brasil se tornará o maior mercado de cuidados pessoais para homens, movimentando US$ 6,7 bilhões e superando os Estados Unidos, que terão um mercado de US$ 6,4 bilhões, em quatro anos.

Um levantamento da consultoria Nielsen constatou que, em 2015, o público masculino no Brasil já foi responsável por 35% dos gastos com higiene e beleza. Segundo Lima, 80% do publico da rede Shishindo é composto por homens. “A vaidade masculina e a preocupação desse público com o bem-estar está em alta”, afirma o empresário, que lançou, em Curitiba (PR), um pacote de day spa inspirado na cerveja, com sauna aromática, massagem relaxante ou desportiva, banho de imersão em levedo e degustação de três cervejas especiais. “O Beer Day Spa foi um sucesso e deve ser levado para outras unidades ainda neste ano”, conta Lima, que prevê sete novas unidades em 2016 e um crescimento de 20% sobre o faturamento alcançado em 2015.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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