Passo a passo para identificar o sucessor da empresa familiar

Eduardo Valério
Eduardo Valério

Todas as pessoas possuem, de alguma modo, um dom. Alguma coisa que ela saiba fazer muito bem e que vai ser o diferencial quando começar a sua vida laboral. Agora, quando este talento é descoberto e trabalhado prematuramente, as chances da pessoa se tornar um excelente profissional são enormes. Levando este conceito para as empresas familiares encontram-se nos herdeiros a grande válvula para a continuidade dos negócios da família.

Eduardo  Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares, entende que o herdeiro para se tornar um sucessor na gestão precisa  primeiro conhecer quais são os desafios que a empresa tem para os próximos anos.

Primeiro passo: Planejamento Estratégico

“Estes desafios são facilmente identificados através da construção de um bom planejamento estratégico. Assim, com a empresa planejando o seu futuro, ela identifica quais são as necessidades e as competências que os futuros gestores deverão ter para fazer frente ao desafios” explica Eduardo Valério.

Segundo passo: Herdeiros em cena

Com base nestas informações, a empresa familiar deve fazer uma avaliação de potencial dos herdeiros. “Esta etapa serve tanto para aqueles familiares que desejam ingressar no negócio quanto para aqueles que já estão na empresa mas pretendem se desenvolver” aponta o especialista.

Juntando as peças

São todas essas informações, que são obtidas com testes psicológicos realizados por pessoal qualificado ou empresas especializadas,  que fornecem um mapa da situação atual deste herdeiro com relação ao que ele precisa fazer em termos de desenvolvimento pessoal  e profissional para poder preencher as competências demandas pela empresa familiar neste projeto de crescimento.

Gestão mista pode ajudar – e muito

Eduardo Valério lembra, no entanto, que é muito comum as empresas familiares adotarem uma gestão mista envolvendo pessoas da família (herdeiros e sucessores) e profissionais de mercado. O diretor-presidente da JValério percebe nesta combinação de profissionais familiares e externos um sistema de gestão seguro que não fica tão predominante familiar e nem demasiadamente externo.

“Muitas vezes você tem um gap de gerações nas famílias, e não há pessoas prontas para assumir cargos chaves em um determinado momento. Daí sim a empresa familiar recorre aos profissionais de mercado para ajudar, inclusive, no momento que este processo de transição possa acontecer” aponta Eduardo Valério.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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