Taxa cambial favorece negócios com calçados brasileiros

Os quatro dias da Expo Riva Schuh apontam para dias melhores para as empresas de calçados do Brasil que fazem o dever de casa com planejamento e estratégia de mercado. Com a cotação da moeda norte-americana em alta, o investimento contínuo na exportação começa a render frutos e se mostra como uma saída para contornar os problemas na economia doméstica. Os resultados podem ser vistos nos números das 28 marcas nacionais que estiveram na feira de Riva Del Garda entre os dias 16 e 19 de janeiro. Foram 465 contatos comerciais, sendo 213 deles novos, de 57 diferentes países. Itália, Israel, Estados Unidos, França, Inglaterra, Grécia, Polônia, Espanha e Portugal lideram a lista de visitas às empresas apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Todos os números obtidos durante a feira nos mostram que os compradores estão retornando e redescobrindo os nossos produtos”, frisa Ruísa Scheffel, analista de Promoção Comercial da Abicalçados. Na pesquisa realizada com os expositores brasileiros no último dia da mostra, os resultados apontam para uma edição exitosa. As empresas fecharam US$ 2,2 milhões em negócios durante o evento, mais do que o dobro dos US$ 970 mil realizados na edição de janeiro do ano passado. A expectativa para os próximos seis meses é de alcançar cifras de US$ 19 milhões em decorrência da feira.

A taxa de câmbio favorável é vista como um dos principais fatores atribuídos ao sucesso dos brasileiros em terras italianas. “Os clientes estão voltando a comprar do Brasil, nossos preços estão mais competitivos e, com isso, a procura pelo nosso calçado aumentou. Foi uma feira excelente, que nos deu a oportunidade de conquistar novos clientes com uma moda rápida e preços acessíveis”, considera Henrique Galhego, gerente de exportação da Tabita.

Para Juliano Fontes, gerente de exportação da marca Pegada, a feira superou as expectativas e serviu para abrir o mercado de Israel, além de fazer a manutenção de clientes. “A Expo Riva Schuh é conhecida por ser uma feira de amostras e, nesta edição, estamos saindo com pedidos efetivados. Este é um sinal de que o ano será melhor, especialmente por estarmos com preços mais competitivos.”

Ao servir de palco para o relacionamento com distribuidores e seleção de amostras, a Expo Riva Schuh se apresenta como uma feira de muitos contatos e de termômetro para a coleção. No segmento infantil, a feira rendeu visitas interessantes e qualificadas. “O número de compradores que passou pelo nosso estande se manteve, mas a qualidade aumentou. Observamos que os visitantes estão realmente focados em conhecer novas empresas e fazer negócios”, relata Magnus Oliveira, gerente de exportação da Bibi.

A edição de inverno da mostra italiana contou com dois novos expositores do Brasil: Sollu, que fez sua primeira participação no evento, e Ramarim, que voltou a participar. “Nossa intenção em expor em Riva Del Garda era de abrir mercados no Leste Europeu e conseguimos durante os dias da feira fazer contatos com clientes provenientes de lá e ainda iniciar o trabalho com um cliente da Bósnia”, conta Alexandre Salomão, gerente de exportação da Sollu. Salomão termina a feira com um olhar positivo em relação ao resultado da plataforma comercial e pretende seguir na exposição.

Participaram da 84ª Expo Riva Schuh as marcas Bibi, Klin, Werner, Andacco, Carrano, Madeira Brasil, Piccadilly, Lilybi, Pegada, Cecconello, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Capodarte, Dumond, Usaflex, Tabita, Pampili, Cravo & Canela, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Sollu e Stéphanie Classic.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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