Empresa traz proposta de mudar a forma de investir em marketing e mídia

A Telit, líder global na área de Internet das Coisas (IoT), anunciou nesta terça-feira (19), que seus módulos celulares vão integrar o FastSensor, produto que será comercializado para o rastreamento e sensoriamento passivo de pessoas em PDVs a fim de identificar padrões de consumo off-line e reverter em Experiência Diferente de Consumo (do inglês Real Time Experience Tracking – RET). O produto, voltado para todo o setor varejista, pretende inovar na forma que as empresas investem em marketing e mídia para atrair e fidelizar clientes.

O sensoriamento é realizado pelo rastreamento passivo dos celulares para identificar hábitos de consumo de um visitante único como tempo de permanência na vitrine, na loja e/ou nas gôndolas, mensuração do tamanho dos sapatos e roupas que o cliente costuma comprar ou se tem interesse maior por promoções. É possível também saber a conversão de visitas, atendimento do staff, impacto do layout da loja, tempo médio do consumidor na fila de check-out, taxa de desistência de compra, além de um comparativo entre lojas e filiais.

“A plataforma tem o objetivo de trazer uma abordagem diferente para as empresas na busca por resultados assertivos em campanhas publicitárias”, revela Daniel Bichara, CEO da FastSensor. O desenvolvimento e comercialização do produto é realizado pela FastSensor, startup derivada de um spin-off da Bichara Tecnologia, fabricante de equipamentos de telecomunicação.

Com investimento R$ 2 milhões para o desenvolvimento do projeto, a empresa planeja comercializar o produto para outros nichos de mercado como América Latina e Estados Unidos. “O FastSensor, que recebeu o mesmo nome que a nossa startup, é um produto voltado para a medição da audiência de espaços e tem o propósito de ajudar na medição dos índices de fidelidade das lojas. Estamos em fase de negociação no Chile, Colômbia e Estados Unidos”, afirma Daniel.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Telit. Para Ricardo Buranello, VP para a América Latina da multinacional, o FastSensor é um produto inovador e que pode trazer uma nova experiência de compra para o consumidor. “O produto pretende deixar o consumidor menos aborrecido com propagandas e telefonemas em horários inoportunos. Afinal, o rastreabilidade é feita pela unicidade e de modo passivo. Sabemos, por exemplo, que um determinado celular foi na promoção diversas vezes e, posteriormente, deixou de ir. Quando esse usuário estiver perto de algumas das lojas que utilizam o FastSensor e a promoção ou nova coleção que essa pessoa gosta estiver nas gôndolas, vamos avisá-la de forma mais assertiva”, diz.

O FastSensor também pretende descobrir e corrigir falhas de posicionamento dos produtos nas lojas e nas vitrines ao cruzar as informações dos clientes e seu comportamento e tempo de permanência em cada espaço. O objetivo é tornar a compra um momento prazeroso, impulsionar vendas e engajar e fidelizar o cliente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *