ABF faz balanço do maior congresso do varejo mundial e apresenta tendências

A ABF – Associação Brasileira de Franchising realizará no próximo dia 15 de fevereiro o Pós-NRF ABF. Reunindo um time de especialistas em franchising e varejo, o evento tem o objetivo de fazer uma síntese dos principais pontos debatidos durante a 105ª edição do maior evento do varejo mundial. O encontro anual promovido pela entidade oficial do setor nos Estados Unidos, a National Retail Federation (NRF), em Nova Iorque, reuniu em janeiro deste ano mais de 33 mil visitantes de 80 países, além de 560 expositores na Feira de Tecnologia e Serviços. Ao todo, foram 300 palestrantes, em 150 painéis, durante quatro dias.

Dentre os temas que emergiram no encontro da NRF destacam-se estratégias de gestão de marca, a ascensão da economia colaborativa, o poder do consumo feminino, o desenvolvimento do e-commerce e cases de estratégias de omnichannel (multicanal de distribuição). A integração cada vez maior entre os meios digitais e físicos, a internacionalização de empresas e a busca por capilaridade foram assuntos que mantiveram a relevância de anos anteriores. Já o Brasil marcou presença com um painel que discutiu os impactos e oportunidades dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo no varejo nacional.

O programa do Pós-NRF inclui apresentação de dados, informações, insights e o que de mais importante o Grupo ABF vivenciou não apenas no evento da NRF em si, mas também em visitas técnicas e no Harvard Club. Participarão do evento Cristina Franco, presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, vice-presidente, Juarez Leão, diretor de treinamento cursos e eventos, André Friedheim, diretor internacional, Adir Ribeiro, presidente da consultoria Praxis Business, Eduardo Terra, presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e Alberto Serrentino, CEO da Varese Retail.

De acordo com a presidente da ABF, “uma das constatações que trouxemos do NRF Big Show é a de que o Brasil permanece sendo um mercado atraente para os investidores internacionais. Além do fato de sermos um país continental, pacífico, com cerca de 220 milhões de habitantes, passamos por um período de queda do preço dos ativos e de desvalorização cambial. Portanto, é fundamental que as empresas franqueadoras saibam quais as melhores estratégias, as tendências no varejo e busquem estar à frente no mercado. Este evento é uma excelente oportunidade para se posicionar nesse sentido”, observa Cristina.

O vice-presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, ressalta que “mais uma vez, tivemos a oportunidade de conhecer o que há de mais inovador no varejo mundial, em diferentes estágios de implantação e maturação. Certamente, muitas das estratégias apresentadas têm aplicação à realidade brasileira, ainda mais em um momento de adversidade”.

O Pós-NRF ABF será transmitido na íntegra ao vivo pela internet no site www.abf.com.br a partir das 9 horas. As inscrições para o evento, gratuito para associados ABF, estão esgotadas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *