Lavanderia de acessórios e itens de animais prevê 22 novas franquias em dois anos

Felipe Grecco Sass.
Felipe Sass: marca nasceu para ser uma franquia.

Crescendo à margem da crise econômica, o mercado pet se tornou atraente para investidores e empreendedores. Otimista com recentes dados divulgados pela  Associação Brasileira de Franchising (ABF), de que o franchising brasileiro registrou um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,5 bilhões, o empresário Felipe Grecco Sass, dono da Laundry Pet®, especializada na limpeza, higienização e desinfecção de camas, cobertores, roupas e brinquedos de bichinhos de estimação e de toalhas utilizadas em clínicas veterinárias e pet shops, decidiu expandir seu negócio pelo sistema de franquias. Até 2017, a Sass estima que a empresa terá  22 unidades franqueadas, espalhadas em Curitiba e no interior do Paraná, em algumas cidades de São Paulo e no litoral de Santa Catarina.

Escolhido por muitos que deixam o mercado de trabalho, o segmento de franquias é opção para quem busca um negócio formatado e não tem apetite para se arriscar mais em uma marca independente. E o sistema de franchising aponta para crescimento e consolidação no ano de 2016, porque tem se mostrado um modelo de negócios com elementos sustentáveis de expansão e de gestão dos negócios.

De acordo com Sass, a marca já nasceu para ser uma franquia, devido ao seu potencial inovador. “A loja-piloto, localizada no bairro Juvevê, em Curitiba, atua seguindo um padrão de processos no atendimento e na execução do serviço que serão reproduzidos nas demais franquias”, coloca. A franqueadora orienta sobre pesquisa de mercado, definição dos locais potenciais, estudo de rentabilidade do negócio, entre outros. Além disso, o franqueado recebe suporte na operação técnica do dia a dia, como programação das máquinas nos processos de lavagem e secagem e treinamento de colaboradores. As ações de marketing e de publicidade são realizadas também pela franqueadora, havendo espaço para ações locais e direcionadas.

Sass lembra que o segmento pet é um dos mercados que ainda não sentiu os efeitos da retração por conta da crise. Além disso, um serviço deste tipo pode trazer economia para o dono de um pet. “Água e eletricidade são componentes importantes do orçamento doméstico e os mais afetados quando o cliente decide lavar em casa os itens de seus animais de estimação”, calcula. Ainda o tempo dedicado a um processo de lavagem caseiro, que pode nem sempre ter o resultado esperado, também acaba influenciando a decisão por esta alternativa. “Uma lavanderia exclusiva para itens pet é um serviço inovador, com alta capacidade de desenvolvimento e que pode fazer parte da vida de muitas pessoas”, justifica o empresário.

Além das vantagens citadas, Sass enumera como os principais motivos para investir em uma franquia da Laundry Pet® é o pioneirismo na identificação de uma nova necessidade do consumidor, o formato profissional de processo técnico e de atendimento, e o potencial de crescimento e expansão do mercado pet. “O serviço de lavanderias exclusivas para animais ainda é praticamente inexplorado no país. A maioria das pessoas busca um negócio inovador, mas tem medo de arcar com os custos do pioneirismo. A franquia é um formato mais seguro, com taxa de mortalidade que chega a ser até seis vezes menor do que a das empresas independentes”, argumenta.

De acordo com Márcio Aurélio, CEO da Aurelio Luz Franchising & Varejo, consultoria responsável pela formatação da rede de franquias Laundry Pet®, o negócio tem um ótimo potencial de expansão para todo o país. “Em primeiro lugar, o mercado é promissor e durável, além do diferencial”, afirma. E o Brasil é um dos principais mercados do mundo e o segmento de produtos e serviços destinados aos pets vem crescendo continuamente há mais de 10 anos. “Quanto mais cães e gatos as pessoas tiverem, mais pet shops, banho e tosa, clínicas veterinárias, enfim, mais clientes em potencial para o negócio”, coloca.

Ele destaca que, por atender tanto pessoas físicas quanto jurídicas, além de ser a única franquia de seu segmento, a atratividade do negócio é grande. “Há mais de 200 cidades com potencial de receberem uma unidade franqueada lavanderia”, adianta.

Outro diferencial da marca, apontado por Marcio Aurélio, é o ponto. “É só o franqueado instalar sua unidade o mais próximo possível ao melhor ou maior pet shop de sua região. E são os pet shops os maiores clientes e parceiros da Laundry Pet®”.

O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Paraná é o estado em que mais casas têm cachorro (60,1%), de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE. Neste ano, a estimativa é que o mercado movimente R$ 17,9 bilhões, valor equivalente ao faturamento dos eletrodomésticos de linha branca. A participação animal nas relações familiares já é uma questão quase antropológica. A família como célula da sociedade está mudando e novas necessidades de produtos e serviços voltados ao bem-estar animal apareceram – ainda que o consumidor não as reconheça de imediato. Um casal mais maduro adota um animal, muitas vezes, para suprir uma lacuna deixada pelos filhos que saíram de casa. Em famílias com crianças, os animais também são companheiros para os pequenos. Pessoas sozinhas adotam animaizinhos para combater a solidão. Enfim, de uma maneira ou de outra, um animal de estimação já faz parte do cenário familiar atual, e eles também têm suas necessidades.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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