Construtora Laguna completa 20 anos com destaque na construção sustentável

Laguna - 20 anosA Construtora e Incorporadora Laguna completa 20 anos de atuação em 2016 seguindo a tendência da construção sustentável aliada a empreendimentos de alto padrão. Desde 1996, a Laguna vem conquistando um espaço importante na construção civil no Brasil. No ano passado, por exemplo, o LLUM Batel, em Curitiba, foi o primeiro residencial do País a conquistar a pré-certificação ambiental LEED Gold (Leadership in Energy and Enviromental Design).

O LEED é o maior selo verde de certificação e orientação ambiental para edificações e está presente em 143 países. A Laguna já havia sido pioneira na implantação do LEED no Brasil, com o Edifício Iguaçu 2820, também em Curitiba, e com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo.  A conquista comprova a tendência do mercado. Segundo última pesquisa feita pela Ernest & Young, as edificações sustentáveis representam 8,3% do PIB do setor da construção civil. No Brasil, a estimativa é a de que tenha crescimento de 30% ao ano.

“Nossa maior conquista nesses 20 anos foi, além do reconhecimento nacional, o reconhecimento de clientes e dos colaboradores. Foram duas décadas de muito trabalho e dedicação, tendo como objetivos realizar projetos sempre diferenciados, sustentáveis, com boa localização, arquitetura, design e alto padrão construtivo”, declara o diretor-geral da Laguna, Gabriel Raad.

Visando a harmonia entre os ambientes urbanos e a natureza, a Laguna procura aperfeiçoar o consumo de materiais e energia e busca gerar, cada vez menos, resíduos nas construções, sempre com foco na preservação do meio ambiente. “Com o passar dos anos, nós percebemos os danos causados pela exploração de recursos naturais. Com isso, a Laguna procura sempre trabalhar com a sustentabilidade econômica e social, sem deixar de lado a qualidade e conforto. Tudo isso é importante para a construção sustentável”, comenta Raad.

Em 2015, a Laguna criou, em parceria com os colaboradores, o Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. “A ideia foi reforçar as iniciativas voluntárias dos colaboradores e envolvê-los nos projetos já existentes e apoiados pela Laguna, além de oferecer para a sociedade informações e práticas sustentáveis por meio de ações efetivas”, explica a coordenadora do sistema de gestão de qualidade, Juliana Zandoná.

Além disso, a Laguna faz auditorias semanais que verificam os cuidados com a organização, limpeza e destinação dos resíduos da obra para evitar focos de dengue. “Mesmo quando não chove, existe água proveniente da própria produção, que também pode ficar parada e causar problema. Então, é uma conscientização geral para que não se tenha água acumulada”, explica o diretor de engenharia, Fábio Siqueira.

Se em 2016 a Laguna foca seus esforços no lançamento do LLUM Batel e na entrega do residencial EOS Barigui, ambos em Curitiba. A empresa já pensa em planejamentos para, pelo menos, mais sete anos. “Foram mais de seis meses centrados apenas na análise do mercado para a reformulação de estratégias”, conta Gabriel Raad, diretor-geral da Laguna.

Entre as principais metas estão ações que antecipam as necessidades dos clientes, o aprimoramento de processos internos e capacitação da equipe. Além disso, na área de Engenharia e Produção, há previsão para a padronização de elementos pré-moldados nas obras, gerando uma construção mais eficiente, estruturalmente mais segura, sustentável e com versatilidade arquitetônica.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *