Feira italiana gera quase US$ 11 milhões para calçadistas brasileiros

calçados - feiraOs quatro dias de uma das principais plataformas comerciais de calçados do mundo renderam bons contatos e negócios para as 69 marcas brasileiras presentes. Através da ação Export Thinking Itália, os calçadistas nacionais comprovaram a importância de estar presentes na theMicam para fortalecer a imagem da marca, fazer novos e importantes contatos, além de, claro, fechar negócios com clientes dos quatro cantos do mundo. Juntos, os brasileiros fizeram mais de 1,3 mil contatos, sendo 650 deles novos na feira ocorrida em Milão entre os dias 14 e 17 de fevereiro.

No total foram realizados US$ 10,8 milhões em negócios imediatos, 22,2% mais do que na mostra do ano passado. A expectativa é de que ao valor sejam adicionados mais US$ 25,6 milhões em negócios prospectados já nos próximos meses. A participação brasileira foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“A theMicam vem crescendo em importância e se tornando cada vez mais internacional. As principais empresas de calçados do mundo estão reunidas nessa plataforma comercial, o que atrai compradores importantes. Pelos resultados podemos dizer que a feira atendeu as expectativas, não só com relação aos negócios, mas também pela qualidade dos contatos. O fato se torna ainda mais relevante se observarmos que esta é a edição de inverno e que os compradores estão mais cautelosos na hora de fazer o pedido, uma vez que ainda possuem estoque da última estação fria”, comentou Roberta Ramos, gestora de Projetos da Abicalçados.

Segundo Henrique Galhego, gerente de exportação da Tabita, os compradores estavam realmente interessados em conhecer o produto e fazer negócios, alguns, inclusive, foram até o estande por indicação de outros clientes. “Esta edição foi melhor do que a de fevereiro do ano passado, pois sentimos que a marca está sendo mais reconhecida e procurada. Conseguimos contatos sólidos e de qualidade, o que gera uma expectativa bem positiva”, destacou Galhego, que conseguiu abrir mercado na Indonésia, Coreia do Sul e Cingapura.

Em sua terceira participação na mostra, a marca Toni Salloum saiu satisfeita do evento, com a sensação de dever cumprido. “Como estamos nas nossas primeiras edições, ainda estamos em um crescente, recebendo cada vez mais clientes e conseguindo negócios importantes. Nesta edição abrimos o mercado do Canadá”, contou Cícero Castro, gerente de exportação.

Retornando para a feira, depois de um ano, as marcas Tanara Brasil e Kolosh Brasil, ambas do grupo Dakota, também tiveram uma boa feira. “Foi um bom retorno, recebemos clientes importantes e abrimos os mercados do Líbano e Omã”, destacou Nélci Schildt, gerente de exportação.

No segmento infantil, o gerente de exportação da Bibi, Magnus Oliveira, comemorava a primeira participação da marca depois de alguns anos fora da feira. “A theMicam foi muito proveitosa em termos de contatos. Os clientes que nos visitaram aqui não são sensíveis a preço e buscam algo novo, diferente, com conceito. Atendi muitos contatos novos, de países que ainda não trabalhamos”, frisou Oliveira.

Participaram da theMicam as marcas Anatomic & Co, Moema, Boaonda, Cherry by Boaonda, Laís Romani, Carrano, Cecconello, Democrata, Kildare, Dumond, Capodarte, Madeira Brasil, Verofatto, Sapatoterapia, Werner, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Sollu, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Tabita, Paolo Sesto, Capelli Rossi, Usaflex, Stéphanie Classic, Andacco, Freeway Easywear, Itapuã, Newface, Itsandal, Piccadilly, Lilybi, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Radamés, Kontatto, Savelli, Pegada, Toni Salloum, Ortopé, Steps on Green, Teresa Gureg, Francajel, Frattina, Suzana Santos, Renata Mello, Bibi, Bebecê, Ferracini, Tanara Brasil, Kolosh Brasil, Via Scarpa, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Ala, Zatz, Sândalo, Clave de Fá, Guilhermina, Raphaella Booz, Luz da Lua e Cristófoli.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *