Pais e filhos na gestão: conflitos e sucesso em empresas familiares

empresa familiar - pais e filhosA luta para manter o padrão de excelência dentro de uma empresa familiar é diária. Entra semana, sai semana, e a construção da história empresarial segue com seus desafios que envolvem questões de gestão, de possíveis conflitos entre familiares, o desafio de manter a inovação frente ao seu concorrente e de manter a qualidade dos produtos ou serviços frente ao grande público. Os desafios se somam ainda mais quando temos na gestão pais e filhos.

Para Eduardo Valério,  diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares, a manutenção do sucesso envolve vários fatores, como a comunicação entre pais e filhos – que permite que as pessoas possam coordenar, prevenir e resolver problemas. “Uma correta comunicação, assertiva, funciona para qualquer empresa/família. Ter uma boa relação entre pai e filho é outro fator que ajuda a empresa familiar a se desenvolver, mas cabe uma a separação. Pais e filhos podem ter uma ótima relação afetiva, entretanto na empresa esta relação deverá ser substituída pela relação profissional (chefe e subordinado)”. Portanto, para o especialista, questão familiares definitivamente devem ser tratadas no âmbito da família e questões profissionais no âmbito da empresa.

Dentre os principais conflitos que Eduardo Valério diagnostica em empresas familiares – e que precisam ser corrigidos –  ele destaca:

– Tratar as questões empresarias como são tratadas as questões familiares

– Transformar a empresa em “cabide “de emprego para familiares sem questionar competência

– Confundir o papel de dono com o papel de gestor.

Agora, se já há algum conflito envolvendo pais e filhos que pode atrapalhar o andamento dos negócios, Eduardo Valério indica a solução de todas as questões antes mesmo da inclusão do filho na sociedade. “Preferencialmente as questões familiares devem ser tratadas no âmbito da família e muitas vezes com o auxílio de profissionais especializados como psicólogos, terapeutas, etc. É preciso entender definitivamente que na gestão da empresa, os conflitos devem ser resolvidos conforme as diretrizes das políticas internas da empresa. Entretanto, quando um filho é guindado à condição de sócio, os conflitos devem ser administrados e resolvidos conforme previsto no acordo de sócios” enfatiza Eduardo Valério.

Em negócios pequenos os valores são os mesmos e  precisam de Governança Corporativa. Independente do tamanho da empresa, Eduardo Valério ressalta a importância da conscientização entre pais e filhos para este detalhe fundamental.

“Tem que alinhar os conceitos básicos dos papeis e das responsabilidades de todos com relação à propriedade de uma empresa familiar, como papel do sócio, do familiar e da gestão. A partir deste alinhamento desenvolver as regras para que estas dimensões possam ser melhor administradas” completa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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