Na hora de cobrar dívidas, empresas devem ter mais cuidado na abordagem dos devedores
Com o aumento do desemprego a inadimplência vem atingindo números recordes. Atualmente, de cada dez brasileiros, quatro estão inadimplentes. E essa situação vem causando um sério desequilíbrio no fluxo de caixa das empresas.
No afã de receber pelas vendas de mercadorias ou serviços efetuados, muitas empresas têm partido para as cobranças diretas, ou seja, têm entrado em contato com seus clientes, ora pessoalmente, ora por escrito, por telefone ou até por e-mail. Até aí nada de mais, pois quem vendeu tem que receber. Contudo, o que se verifica é muitas empresas têm esbarrado em graves erros de ordem legal e acabam ferindo a sua imagem comercial, tamanho é o despreparo técnico de seus funcionários para conduzirem as cobranças de maneira eficaz.
O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor diz que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não pode ser exposto a ridículo ou submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. No entanto, o que se constata é que o Poder Judiciário está abarrotado de ações indenizatórias impetradas por consumidores que alegam terem sido lesados com base nesse artigo. Portanto, todo cuidado é pouco.
Outro problema enfrentado pelas empresas credoras é a dificuldade de oferecer facilidades para que o devedor quite o seu débito. Falta de informações claras quanto à forma de pagamento, erros em dados para depósito bancário, falta de polidez no trato pessoal e ausência de opções de pagamento são apenas alguns dos problemas que o credor impõe de maneira despercebida ao seu devedor. E esses detalhes podem fazer toda a diferença na hora de receber ou não uma dívida.
A melhor saída para que a cobrança não se torne uma dificuldade para os dois lados é ter práticas claras, simples e maneiras impessoais de cobrar a dívida. Em primeiro lugar, a empresa tem que se organizar. É essencial que o cadastro dos clientes esteja atualizado e as contas da empresa em dia. Sem um controle sobre as finanças e uma contabilidade básica fica impossível administrar um negócio de qualquer porte.
O segundo passo é negociar as formas de pagamento previamente, evitando mal entendidos na hora da cobrança.
Por último, na hora de executar a cobrança, uma das melhores saídas é utilizar os serviços automáticos de notificação do cliente. As ferramentas permitem que o processo seja executado de maneira recorrente e sem precisar da abordagem pessoal nem dos boletos de cobrança.