ExpoFrísia 2016 irá apresentar as mais modernas tecnologias da bovinocultura leiteira do Brasil
A edição deste ano da ExpoFrísia, que ocorrerá entre os dias 27 a 29 de abril em Carambeí (PR), vai levar ao público, estimado em 15 mil pessoas entre empresários e interessados no setor, um amplo catálogo dos animais que formam a pecuária leiteira dos Campos Gerais. Focada principalmente na excelência da produção de leite, a feira é organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial e será realizada em seu próprio Pavilhão de Exposições, onde o visitante poderá também ter acesso às melhores tecnologias empregadas na agricultura e na suinocultura.
Com animais rigorosamente selecionados, a ExpoFrísia reforça a tradição da região como uma das melhores em genética do gado leiteiro. No dia 27 de abril, ocorrerá a Abertura Oficial, o Clube de Bezerras, o lançamento do 3º Catálogo de Touros da Intercooperação e palestras técnicas nas áreas de bovinocultura de leite, suinocultura e agricultura, além de palestra motivacional e de mercado. Os dias 28 e 29 estão reservados para os julgamentos das raças “Jersey”, Holandês “Vermelho e Branco” e “Preto e Branco”, que acontecerão na pista do pavilhão de exposições. Além disso, dezenas de expositores vão apresentar novidades de mercado.
Outra atração esperada para esta edição será a Festa dos Imigrantes no espaço Museu, que inclui o Parque das Águas, numa área em frente ao Pavilhão de Exposições. Esse projeto sustentável mostra a transposição das águas, como na Holanda com seus moinhos, além de casinhas típicas onde empresas parceiras do Parque Histórico irão expor acervos e mostras.
O cooperativismo, sistema responsável pelo crescente aumento de produtividade e pela eficiência na comercialização dos produtos, é um dos focos da ExpoFrísia. O modelo fez da região uma eficiente bacia leiteira e garante a diversificação da produção, moldando-se não apenas no setor lácteo, mas também na industrialização da carne suína e do trigo.
A intercooperação garante laços estratégicos e investimentos que viabilizam ao cooperado uma alternativa estruturada para comercialização de sua produção no mercado – nos âmbitos regional, nacional e internacional. Trabalhando juntas, as cooperativas se fortalecem no mercado, ganham escala de produção, aumentam a capacidade de inovação e diversificação dos produtos.
A intercooperação na região foi responsável por concentrar fortes investimentos na suinocultura, como a construção da Unidade Industrial de Carnes (UIC), onde é produzida a marca Alegra; no trigo, com o moinho Herança Holandesa, que garante o fornecimento do produto para diversas empresas pelo sistema atacadista; e no leite e derivados, com a marca Colônia Holandesa.