Planejamento e disciplina são as palavras-chave da gestão alemã

Andreas Hoffrichter, diretor da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha.
Andreas Hoffrichter, diretor da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha.

“O que é prometido deve ser cumprido no prazo estabelecido!” Disciplina é tudo quando se trata da gestão alemã. O foco, a racionalidade e o planejamento em longo prazo também estão entre os diferenciais dos alemães, que estão à frente de inúmeras empresas paranaenses.  Segundo Andreas Hoffrichter, diretor da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha (AHK PR) e cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, o planejamento de fato é um dos principais diferenciais da gestão alemã, que tem facilidade em executar o que planeja. “Uma coisa é a empresa fazer o planejamento estratégico, a outra é executá-lo. Temos que antever o futuro, sem projetar não vamos muito longe. Na Alemanha, por exemplo, os planejamentos estratégicos das organizações são de 5, 10, 20 anos”, diz o diretor da AHK PR, entidade que representa cerca de 200 das maiores e mais importantes indústrias instaladas no estado.

O conselheiro da AHK PR e consultor em Recursos Humanos, Bernt Entschev, concorda que planejamento é a palavra que norteia todos os processos na Alemanha. “Nada é feito sem análise, de forma impensada. Tudo passa por estudo e estratégia”, completa.

Sobre as particularidades e o estilo alemão, o consultor lembra: “as questões culturais e ambientais, como o rigoroso inverno que obriga os germânicos a se planejarem, foram fatores determinantes para a formação do típico alemão, não é por acaso que empresas e colaboradores nascidos na Alemanha possuem valores intrínsecos à personalidade, que são aplicados e exigidos daqueles que estão sob este espectro”.

Ainda de acordo com Entschev, na cultura empresarial alemã, a pontualidade, a formalidade e o respeito à hierarquia são comportamentos esperados. “Nas companhias brasileiras é comum a flexibilidade e a informalidade no trato. Já nas empresas de origem alemã o que foi acordado será estritamente respeitado e exigido por ambas as partes – empregador e empregado”, ressalta.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *