PwC desenvolve estratégia para fortalecer a indústria de alimentos

Falhas de segurança alimentar recentes aumentaram a preocupação dos consumidores em relação à qualidade de seus alimentos e mostraram a necessidade de uma regulação mais rigorosa do setor. A Lei de Modernização da Segurança dos Alimentos, aprovada pelos Estados Unidos e que começou a vigorar este ano, dá à agência Food and Drugs Administration (FDA) novas competências que afetarão empresas do setor de alimentos em todo o mundo.

A nova lei dá à FDA o direito de pedir o recall de alimentos contaminados e responsabilizar todos os participantes de cada etapa da cadeia de abastecimento. Também altera o regime de segurança dos alimentos, desviando o foco da regulamentação da resposta para a prevenção. Com isso, as empresas agora precisam tomar medidas preventivas adicionais.

Além disso, os importadores americanos serão responsáveis por garantir que fornecedores estrangeiros cumpram as novas regulamentações. Isso significa que, se não atender às normas regulatórias dos EUA, um produto pode ser barrado na fronteira. As novas diretrizes afetarão também exportadores brasileiros de alimentos.

A legislação define normas mínimas, mas os clientes esperam que o alimento adquirido seja seguro e de qualidade – uma expectativa que tende a crescer à medida que aumentam o conhecimento e a preocupação dos consumidores sobre segurança alimentar.

Frente aos novos desafios que o cenário atual representa para as empresas do setor, a PwC Brasil elaborou uma abordagem estratégica, denominada Food Trust, com foco na questão de segurança alimentar e os impactos da nova lei americana, com estratégias e recomendações de posicionamentos para empresas do setor.

“Acreditamos que as empresas de varejo e bens de consumo no Brasil podem se antecipar à regulamentação americana, buscando fortalecer e diferenciar suas marcas no país. Adotar ações de forma antecipada pode contribuir muito para proteger reputações e manter a confiança do consumidor”, coloca Ricardo Neves, líder da indústria de Varejo e Consumo da PwC Brasil.

A abordagem estratégica da PwC aponta os caminhos que a empresa pode percorrer para aumentar a confiabilidade na cadeia alimentar e mostra como a Lei de Modernização da Segurança dos Alimentos irá transformar a indústria global de alimentos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *