PwC desenvolve estratégia para fortalecer a indústria de alimentos
Falhas de segurança alimentar recentes aumentaram a preocupação dos consumidores em relação à qualidade de seus alimentos e mostraram a necessidade de uma regulação mais rigorosa do setor. A Lei de Modernização da Segurança dos Alimentos, aprovada pelos Estados Unidos e que começou a vigorar este ano, dá à agência Food and Drugs Administration (FDA) novas competências que afetarão empresas do setor de alimentos em todo o mundo.
A nova lei dá à FDA o direito de pedir o recall de alimentos contaminados e responsabilizar todos os participantes de cada etapa da cadeia de abastecimento. Também altera o regime de segurança dos alimentos, desviando o foco da regulamentação da resposta para a prevenção. Com isso, as empresas agora precisam tomar medidas preventivas adicionais.
Além disso, os importadores americanos serão responsáveis por garantir que fornecedores estrangeiros cumpram as novas regulamentações. Isso significa que, se não atender às normas regulatórias dos EUA, um produto pode ser barrado na fronteira. As novas diretrizes afetarão também exportadores brasileiros de alimentos.
A legislação define normas mínimas, mas os clientes esperam que o alimento adquirido seja seguro e de qualidade – uma expectativa que tende a crescer à medida que aumentam o conhecimento e a preocupação dos consumidores sobre segurança alimentar.
Frente aos novos desafios que o cenário atual representa para as empresas do setor, a PwC Brasil elaborou uma abordagem estratégica, denominada Food Trust, com foco na questão de segurança alimentar e os impactos da nova lei americana, com estratégias e recomendações de posicionamentos para empresas do setor.
“Acreditamos que as empresas de varejo e bens de consumo no Brasil podem se antecipar à regulamentação americana, buscando fortalecer e diferenciar suas marcas no país. Adotar ações de forma antecipada pode contribuir muito para proteger reputações e manter a confiança do consumidor”, coloca Ricardo Neves, líder da indústria de Varejo e Consumo da PwC Brasil.
A abordagem estratégica da PwC aponta os caminhos que a empresa pode percorrer para aumentar a confiabilidade na cadeia alimentar e mostra como a Lei de Modernização da Segurança dos Alimentos irá transformar a indústria global de alimentos.