TIM investe em infraestrutura e fecha 2015 como a operadora líder na cobertura 4G

Os investimentos em infraestrutura e o novo portfólio de ofertas marcaram o ano de 2015 na TIM, que mais uma vez revolucionou o mercado de comunicação móvel no Brasil. A companhia investiu no período cerca de R$ 4,7 bilhões*, um crescimento de 18,6% em relação ao ano anterior. Mais uma vez, a empresa saiu na frente e foi a primeira a lançar novos planos que acabaram com a cobrança diferenciada entre operadoras.

Em meio a um cenário macroeconômico desafiador, marcado  pela mudança no padrão de consumo, a TIM seguiu seu plano de expansão de longo prazo, com foco no aprimoramento da sua rede e na experiência do cliente. Assim, a companhia conquistou a liderança na cobertura 4G, com 59% da população urbana e 411 cidades atendidas – mais que o dobro da segunda operadora no ranking por municípios. Esses resultados confirmam a capacidade de execução e a resiliência da empresa que, com foco em eficiência operacional, obteve redução de custos da ordem de 16%, o que possibilitou ampliar a margem EBITDA para 31% no ano, ante 28% em 2014.

TIM - receitas financeiras
Com ênfase na expansão e na qualificação da rede 4G, os investimentos da TIM em infraestrutura nos últimos três anos tiveram grande impacto positivo na experiência do usuário. Essa estratégia permitiu que a operadora alcançasse em 2015 a liderança na cobertura 4G, simultaneamente à expansão e aos investimentos contínuos na rede 3G, que chegou a 500 novas cidades durante o ano.

O aumento crescente de CAPEX voltado para infraestrutura também foi determinante para aprimorar a experiência do cliente. Esse avanço é atestado pelos resultados da operadora no SpeedTest, aplicativo à disposição dos usuários e referência em aferição de qualidade de transmissão de dados. Em relação aos requisitos de qualidade de rede definidos pela Anatel, a TIM manteve seus indicadores de desempenho em voz e dados acima da meta da agência ao longo do ano.

Em 2015, os clientes do mercado de comunicação móvel no Brasil mudaram seus hábitos de consumo de forma significativa. Após um período marcado pelo ‘efeito comunidade’, o usuário passa a concentrar seu consumo em um único SIM Card. Atenta a esse cenário, a TIM lançou, em novembro de 2015, um novo portfólio de ofertas, que já evidência resultados positivos. A operadora encerrou 2015 com 48% da sua base de clientes utilizando serviços de dados e 7,1 milhões de assinantes 4G, sendo que, desse montante, 800 mil foram registrados apenas no 4T15.

A receita líquida de serviços fixos teve uma recuperação expressiva em 2015 e cresceu mais de 14%. O segmento teve seu melhor período no 4T15, puxado pelos negócios de ultra banda larga e pelo recém renovado portfólio de ofertas do segmento corporativo da TIM. O serviço Live TIM alcançou 232 mil clientes e liderou as adições líquidas no segmento de ultra banda larga (acima de 34 Mbps) no Rio de Janeiro e São Paulo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *