A importância da troca de conhecimento entre as empresas familiares

Eduardo Valério.
Eduardo Valério.

Se em qualquer setor empresarial a interação é fundamental para o desenvolvimento das empresas e dos negócios, nas empresas familiares essa realidade não é diferente – e quem percebe bem este detalhe – consegue crescer muito mais do que as empresas que se fecham totalmente. Segundo Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares, um dos pilares que norteiam os programas criados e desenvolvidos pela JValério em parceria com a FDC – Fundação Dom Cabral é a interação entre os participantes dos encontros.

“A essência é criar uma agenda de aprendizagem comum, principalmente quando se trata de empresas familiares, mas a metodologia contempla a troca de experiências de problemáticas que são comuns com as empresas familiares e tem soluções diferentes” aponta o especialista.

Nos encontros promovidos, Eduardo Valério ressalta a riqueza e a satisfação da troca de experiência, que sempre resulta em novas ideias para questões comuns para todos. “Os fundadores e gestores de empresas familiares percebem que para o mesmo problema existem varias soluções possíveis e como cada empresa familiar tratou cada um destes problema, como solucionou e quais foram os resultados obtidos” disse Eduardo Valério complementando que em todos os encontros envolvendo empresas familiares existe esta troca de experiência voltada para a governança familiar.

Dentre todas as temáticas que Eduardo Valério já se deparou nestes encontros, as mais comuns perpassam os problemas das empresa familiar e que normalmente geram debates e a troca de experiências são: quando as empresas brasileiras, que são relativamente novas, estão na eminência das chamadas segundas e terceiras gerações assumirem seus cargos; a separação de pais e responsabilidades de sócios, gestores e controladores; sistema de avaliação de desempenho, dentro da empresa, usando as regras da empresa; formação de conselho de administração e como se comportar perante este conselho; novos projetos familiares em conjunto;

Estes problemas que podem parecer comuns para uma empresa, não são para outra, assim há a troca de opiniões, de experiências fazendo com que os gestores não percam tempo em tentativas sabidamente equivocadas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *