Clínicas odontológicas adotam novas tecnologias, reduzem preços e ampliam prazos de pagamento para se manterem no mercado

O Brasil é o País que reúne o maior número de dentistas no mundo. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE, são mais de 260 mil dentistas que disputam um espaço no mercado, embora fazer uma simples consulta ao dentista, por ano, ainda não está previsto no orçamento da maioria dos brasileiros. Hoje, apenas 44% da população vão ao dentista uma vez por ano. Fazer procedimentos como clareamentos, implante de coroas e colocação de “lentes de contato dentais”, até bem pouco tempo atrás era considerado um luxo inacessível.

Entretanto, para manter este segmento vivo no mercado, muitas clínicas tiveram que se reinventar, adotaram novas técnicas e tecnologias que permitiram a redução dos custos dos tratamentos em até 30%, e ampliaram os prazos de pagamento em até dez meses para atrair os clientes. O cartão de crédito passou a ser uma das melhores ferramentas para fazer as cobranças com prazos maiores de pagamento.

Segundo o dentista Julio Cezar de Sá Ferreira, se compararmos os preços de cinco anos atrás, houve realmente uma redução significativa de custos de vários procedimentos nos consultórios. E isso foi possível, devido às novas tecnologias, e também porque existem hoje produtos nacionais de qualidade.

Ainda de acordo com o profissional, que realizou pela primeira vez no Brasil os implantes de titânio no ano de 1987, em Curitiba, revolucionando na época o tratamento dentário de pacientes que perderam os dentes, além desses fatores ocorreram mudanças culturais da população, que busca um padrão de beleza que passa por um sorriso mais bonito.

Mas, para oferecer o melhor serviço, inclusive o mais sofisticado, sem aumentar o preço, Sá Ferreira explica que é preciso fazer um planejamento minucioso, associar a experiência profissional ao atendimento mais humanizado, e manter a qualidade. Já para o paciente, o dentista alerta que é importante que ele faça uma pesquisa não só para conseguir o melhor preço, mas também é fundamental ter indicações de bons profissionais, que possam executar o tratamento com qualidade.

Só para se ter uma ideia, de acordo com o especialista, os preços dos tratamentos dentários podem variar muito chegando a uma diferença de 40% de um consultório para outro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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