Empreendedorismo feminino valoriza a mulher plus size, que é um mercado em ascensão

Thábata, Pamella e Giovanna Guarinello
Thábata, Pamella e Giovanna Guarinello

Valorizar a mulher sofisticada que ama suas curvas e encontrar nisso uma oportunidade de negócio, foi o que aconteceu com as irmãs Thábata, Pamella e Giovanna Guarinello. Com a vontade de empreender no meio virtual e trabalhar com moda, uma pesquisa de quase um ano mostrou um caminho em ascensão a trilhar, o de moda plus size. Hoje mais da metade das mulheres brasileiras são consideradas plus size, de acordo como IBGE, e o setor de vestuário para esse público movimenta mais de 4 bilhões de reais ao ano, segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). Um mercado imenso de oportunidades para olhos atentos.

“Depois de um ano de pesquisa e consultoria de negócios, chegamos na oportunidade premium para o público plus size. É com foco nesse potencial e com o objetivo de oferecer mais estilo, qualidade e sofisticação para mulheres silhueta 44+, que surgiu a Tresur. Mergulhando neste mundo, acreditamos cada vez mais que a mulher está se aceitando e amando suas curvas, porém ainda há pouca oferta de produtos de qualidade, atualizados com a moda e com bom caimento à venda na internet”, conta Thábata Guarinello, sócia e idealizadora da Tresur.

Um outro fator observado durante a pesquisa de mercado foi a incerteza do tamanho certo a comprar online e o caimento. “Ao montar a o e-commerce da Tresur nos preocupamos em ter ferramentas que auxiliem a mulher a encontrar a peça correta para seu tipo de corpo”, explica.

Para a cliente ter certeza do caimento, todas as peças vendidas no e-commerce podem ser vistas por foto, vestidas em uma modelo plus size, além disso, há apoio técnico e fashion online: um chat com uma consultora de plantão para tirar dúvidas sobre a compra. Outro suporte é a ferramenta para descobrir qual é o número certo de roupa de cada pessoa para compras corretas no site, é só colocar as medidas e a ferramenta diz qual é o tamanho. Toda semana são lançadas peças novas e as clientes encontrarão na Tresur moda clássica/elegante, praia e acessórios para completar o visual.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *