Normas garantem segurança e acessibilidade aos elevadores residenciais e comerciais

elevador DaikenAo entrar em um elevador é fácil notar que há componentes de acessibilidade, como os botões em braile, além de itens de segurança, como os sensores instalados nas portas. Porém, o que torna esse transporte um dos mais seguros do mundo é a tecnologia por trás desses equipamentos e o atendimento das normas que regulamentam cada modelo de elevador.

Segundo o presidente da comissão de acessibilidade do CREA-PR, Sérgio Yamawaki, as normas oferecem a base mínima de segurança, ergonomia e funcionalidade para o equipamento. “Um elevador que atende todas as normas de segurança, torna quase inexistente a ocorrência de acidentes”, explica.

Além da fiscalização dos órgãos responsáveis, como o CREA e o Ministério Público, a participação do consumidor é fundamental para identificar as empresas que não estão dentro da lei. Ao adquirir um elevador, o cliente deve certificar-se de que a empresa cumpre todas as normas de segurança e preze por oferecer itens opcionais de acessibilidade. “O consumidor é o maior agente fiscalizador dos equipamentos, denunciando às instituições competentes”, esclarece Yamawaki.

A manutenção dos equipamentos é outro fator imprescindível para se evitar acidentes. Yamawaki recomenda que ao adquirir um elevador unifamiliar ou mesmo de passageiros é preciso verificar o contrato de manutenção junto ao fornecedor, garantindo a assistência e o atendimento em casos de ocorrências. “Vale lembrar que se um elevador não recebe manutenção periódica, mesmo estando dentro das normas, corre o risco de falhas e acidentes.

O diretor comercial da Daiken Elevadores, Fabrício Serbake, empresa que anunciou recentemente o lançamento de um novo modelo de elevadores para até 8 passageiros, comenta sobre a entrada nesse mercado atendendo todas as normas exigidas por lei e também as medidas opcionais. “Nossos elevadores são desenvolvidos para proporcionar comodidade e praticidade ao usuário, com tecnologia empregada para segurança e qualidade, atendendo todas as normas exigidas por lei como a NM 267 e a opcional como a NM 313”, explica o diretor comercial da Daiken Elevadores, Fabrício Serbake.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *