Vice-presidente Jurídico & Compliance da Neodent fala sobre o combate à corrupção nas empresas

Diversas empresas no Brasil acreditam que um programa de Compliance é um aliado no combate à corrupção. Esse é o caso da Neodent, empresa especializada em implantes, soluções protéticas e instrumentos cirúrgicos para o mercado odontológico, que, mesmo antes da Lei Anticorrupção Empresarial (12.846/2013) ter sido sancionada, iniciou a implantação do programa na companhia, e é essa experiência que o vice-presidente Jurídico & Compliance, Jafte Carneiro, apresentou no Fórum Transparência & Competitividade, realizado em 10 de março, no Campus da Indústria, em Curitiba. O VP foi um dos participantes da Mesa de Diálogo com Empresários, no evento que contou também com a presença do jornalista William Waack e do juiz federal, Sergio Moro.

Em junho de 2012 o programa de Compliance da Neodent começou a ser implantado, como um instrumento de alinhamento das necessidades legais e corporativas. “Nessa época o departamento jurídico recebeu a atribuição de implementar um programa de Compliance para tornar os controles internos mais seguros e os negócios mais fortalecidos. Com esta missão, em janeiro de 2013 foi apresentado um novo Código de Conduta, renovado, consolidado em boas práticas de Governança & Compliance. Todos os colaboradores foram treinados e avaliados. Alguns deles, melhor avaliados, passaram a compor o Comitê Gestor do Código de Conduta”, explica  Jafte Carneiro.

O VP explica que o processo é dividido em três pilares: prevenção, detecção e resposta. “Entre 2013 e 2014, criamos o Canal de Denúncias, pela necessidade de dar foco à detecção de questões sensíveis da conformidade, que podem, eventualmente, afetar o negócio. Criamos um departamento com maior independência. Em maio de 2014, foi oficialmente criado o GRC – Governança, Riscos & Compliance, um novo departamento com total dedicação em ações de prevenção, detecção e remediação”.

Atualmente, das muitas atividades realizadas, tais como análise de processos de negócio, identificação de riscos, investigações, recomendações, elaboração/revisão de políticas, e treinamentos, o GRC é parceiro das áreas de negócio da Neodent na busca por produtividade com equidade, transparência, integridade e responsabilidade corporativa.

Jafte explica que o processo de implantação e efetivação necessita de ampla comunicação interna e autonomia para monitorar e acionar todos os setores, em todas as escalas. “Sensibilizar as pessoas e envolvê-las na compreensão de algo novo como Compliance não foi uma tarefa fácil. Tivemos que considerar, no Plano de Comunicação, trabalhar em um processo de ampla divulgação dos princípios do Código e, posteriormente, segmentar as orientações de governança, integridade e conformidade corporativa aos treinamentos das políticas. Usamos diversos meios para alcançar os colaboradores, tais como a comunicação interna, periódicos e intranet. Trata-se de fato de uma mudança cultural”, diz.

Sobre os benefícios da implantação de Compliance na organização, Jafte ressalta que são bastante positivas. “O sentimento de preocupação inicial dos colaboradores da Neodent, gerado pela novidade do assunto já se converteu em desejo de “fazer certo do jeito certo”. A corporação atua com sentimento coletivo de garantir a integridade da imagem e reputação da empresa em todas as atividades realizadas. Quando apresentamos o discurso em que mostramos empresas envolvidas em grandes escândalos ou fraudes (chamamos de “quadro da vergonha”) e o quanto isso também é ruim para o lado pessoal de um trabalhador, as pessoas passam a ver o Compliance de maneira superpositiva e se interessam em ajudar”, ensina o VP.

Recentemente, a Neodent passou por um processo de aquisição, pela suíça Straumann, líder mundial no segmento de implantodontia. Jafte explica que o processo de Compliance se intensificou ainda mais, já que haviam exigências em conformidades corporativas que previnam, detectem ou corrijam situações que possam afetar a integridade, imagem ou reputação da empresa. “Quando ocorreu a primeira aquisição acionária por parte da Straumann, em 2012, já estávamos em um processo de adequação, o que nos possibilitou aderir ao Compliance de forma mais natural. Quando a lei foi sancionada, em 2013, a Neodent já se enquadrava em basicamente todos os critérios estabelecidos. Estamos felizes em estar passos à frente como empresa tradicionalmente paranaense e do setor de dispositivos médicos que primeiro introduziu um Programa de Compliance”, ressalta Jafte.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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