Vice-presidente Jurídico & Compliance da Neodent fala sobre o combate à corrupção nas empresas
Diversas empresas no Brasil acreditam que um programa de Compliance é um aliado no combate à corrupção. Esse é o caso da Neodent, empresa especializada em implantes, soluções protéticas e instrumentos cirúrgicos para o mercado odontológico, que, mesmo antes da Lei Anticorrupção Empresarial (12.846/2013) ter sido sancionada, iniciou a implantação do programa na companhia, e é essa experiência que o vice-presidente Jurídico & Compliance, Jafte Carneiro, apresentou no Fórum Transparência & Competitividade, realizado em 10 de março, no Campus da Indústria, em Curitiba. O VP foi um dos participantes da Mesa de Diálogo com Empresários, no evento que contou também com a presença do jornalista William Waack e do juiz federal, Sergio Moro.
Em junho de 2012 o programa de Compliance da Neodent começou a ser implantado, como um instrumento de alinhamento das necessidades legais e corporativas. “Nessa época o departamento jurídico recebeu a atribuição de implementar um programa de Compliance para tornar os controles internos mais seguros e os negócios mais fortalecidos. Com esta missão, em janeiro de 2013 foi apresentado um novo Código de Conduta, renovado, consolidado em boas práticas de Governança & Compliance. Todos os colaboradores foram treinados e avaliados. Alguns deles, melhor avaliados, passaram a compor o Comitê Gestor do Código de Conduta”, explica Jafte Carneiro.
O VP explica que o processo é dividido em três pilares: prevenção, detecção e resposta. “Entre 2013 e 2014, criamos o Canal de Denúncias, pela necessidade de dar foco à detecção de questões sensíveis da conformidade, que podem, eventualmente, afetar o negócio. Criamos um departamento com maior independência. Em maio de 2014, foi oficialmente criado o GRC – Governança, Riscos & Compliance, um novo departamento com total dedicação em ações de prevenção, detecção e remediação”.
Atualmente, das muitas atividades realizadas, tais como análise de processos de negócio, identificação de riscos, investigações, recomendações, elaboração/revisão de políticas, e treinamentos, o GRC é parceiro das áreas de negócio da Neodent na busca por produtividade com equidade, transparência, integridade e responsabilidade corporativa.
Jafte explica que o processo de implantação e efetivação necessita de ampla comunicação interna e autonomia para monitorar e acionar todos os setores, em todas as escalas. “Sensibilizar as pessoas e envolvê-las na compreensão de algo novo como Compliance não foi uma tarefa fácil. Tivemos que considerar, no Plano de Comunicação, trabalhar em um processo de ampla divulgação dos princípios do Código e, posteriormente, segmentar as orientações de governança, integridade e conformidade corporativa aos treinamentos das políticas. Usamos diversos meios para alcançar os colaboradores, tais como a comunicação interna, periódicos e intranet. Trata-se de fato de uma mudança cultural”, diz.
Sobre os benefícios da implantação de Compliance na organização, Jafte ressalta que são bastante positivas. “O sentimento de preocupação inicial dos colaboradores da Neodent, gerado pela novidade do assunto já se converteu em desejo de “fazer certo do jeito certo”. A corporação atua com sentimento coletivo de garantir a integridade da imagem e reputação da empresa em todas as atividades realizadas. Quando apresentamos o discurso em que mostramos empresas envolvidas em grandes escândalos ou fraudes (chamamos de “quadro da vergonha”) e o quanto isso também é ruim para o lado pessoal de um trabalhador, as pessoas passam a ver o Compliance de maneira superpositiva e se interessam em ajudar”, ensina o VP.
Recentemente, a Neodent passou por um processo de aquisição, pela suíça Straumann, líder mundial no segmento de implantodontia. Jafte explica que o processo de Compliance se intensificou ainda mais, já que haviam exigências em conformidades corporativas que previnam, detectem ou corrijam situações que possam afetar a integridade, imagem ou reputação da empresa. “Quando ocorreu a primeira aquisição acionária por parte da Straumann, em 2012, já estávamos em um processo de adequação, o que nos possibilitou aderir ao Compliance de forma mais natural. Quando a lei foi sancionada, em 2013, a Neodent já se enquadrava em basicamente todos os critérios estabelecidos. Estamos felizes em estar passos à frente como empresa tradicionalmente paranaense e do setor de dispositivos médicos que primeiro introduziu um Programa de Compliance”, ressalta Jafte.